Da Redação
Com Lusa
A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registrou, entre as 00:00 e as 18:00 desta sexta-feira, 582 ocorrências no continente, sendo Lisboa, Santarém, Setúbal e Castelo Branco os distritos mais afetados.
Segundo a mesma fonte, o distrito de Lisboa foi o mais afetado, com 266 ocorrências, seguido de Santarém, com 67, Setúbal, com 41, e Castelo Branco, com 34.
A ANPC sublinhou ainda que as principais ocorrências dizem respeito a inundações, tendo-se registado 346 no referido período.
Além das inundações, registaram-se ocorrências relacionadas com limpeza de vias e queda de árvores, acrescentou a mesma fonte.
Até às 14:30 – horário local – já haviam sido registradas 423 ocorrências, a maioria delas inundações.
Madeira
O mau tempo que afeta o arquipélago da Madeira está esta sexta-feira a condicionar os movimentos no aeroporto, com quatro voos de chegada cancelados pelas companhias e com outros dois voos divergidos para a pista do Porto Santo.
De acordo com fonte da estrutura aeroportuária, foram cancelados, nesta manhã, três voos da companhia aérea portuguesa TAP e um voo da companhia Easyjet.
De acordo com a estação meteorológica que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) tem no aeroporto, foi registada pelas 06h10 horas desta manhã uma rajada de 106 quilômetros/hora.
No que concerne às estradas regionais, de acordo com informação da Direção Regional de Estradas, estão encerradas duas estradas e 12 estão “com o trânsito condicionado, na consequência da intempérie”.
A capitania do Porto do Funchal mantém avisos ativos para agitação marítima forte, vento forte e má visibilidade para a orla costeira do arquipélago, enquanto o IPMA estendeu o aviso laranja (o segundo mais grave) de vento para as zonas montanhosas até às 18h00 de sexta-feira e para a costa sul até às 15h00.