Mundo Lusíada
Mário Moita, o fadista português que já esteve em longas turnês pelo Brasil, lançou recentemente no festival Fenaostra em Florianópolis um novo show para o mercado do Brasil e Portugal.
É o show PORTUGAL TROPICAL, o resultado de uma ligação ao Brasil que faz quase 10 anos passando por 15 estados deste “país continente”, como chama o cantor.
Um declarado apaixonado pela música brasileira, Mário Moita fez este show de fusão em sinal de tributo, homenageando sempre a música portuguesa, os fados alegres e o folclore de Portugal de várias regiões, juntando canções da Madeira, Açores, Minho, Alentejo entre outras.
Mário irá se apresentar ao acordeão, saindo do seu instrumento natural que é o piano, mas recordando os seus tempos de estudante, onde tocou 7 anos na tuna seistetos da Universidade de Évora, a qual foi fundador em 1992.
A sua expectativa é de muitas animações por todo Brasil e grandes festas de verão em Portugal continental e ilhas.
Natural do Alentejo (região sul de Portugal) é um dos grandes divulgadores da cultura portuguesa pelo mundo, tendo atuado em mais de 30 países, além de 15 estados brasileiros, de Manaus a Porto Alegre.
Durante os seus shows, o fadista apresenta a cultura portuguesa com fotos e vídeos, quase uma palestra cultural envolvendo a música. No outro disco, Mario criou uma fusão entre Bossa Nova e o Fado, o qual ele chama de Bossa-Fado, gravada em Recife e em Lisboa.
Já o CD “Alentejo ao Piano” homenageia a música tradicional Alentejana, a região sul do país que tanta influência recebeu da invasão árabe durante mais de 4 séculos. O fadista recria músicas tradicionais ao piano, voz e contrabaixo.
Compositor e pianista, Mário Moita é conhecido em diversos países por levar o fado, e já fez parte de diversos eventos no Brasil, como a Virada Cultural em São Paulo. Lançou todos os seus trabalhos no Brasil, e participou de programas de TV, como de uma entrevista no programa Jô Soares, em 2014.