DESTAQUES DA SEMANA
Por Emídio Tavares
Outro monstro sagrado que se vai
O futebol português sofreu mais um grande desfalque. Depois da partida recente do pantera negra Eusébio, agora foi a vez de um grande ídolo da defesa encarnada e da seleção portuguesa partir: Mario Coluna faleceu na terça-feira dia 25. Nascido em 1935 na cidade de Inhaca (Moçambique), começou sua carreira em terras de Camões no Benfica (atuou em quase 700 partidas) em 1953, onde conquistou por 2 vezes a Liga dos Campeões Europeus em 1961 e 1962; por 10 vezes o campeonato nacional e por 7 vezes a Taça de Portugal. Pela seleção portuguesa (onde atuou em 57 jogos) conquistou o 3o lugar no Mundial de 66, no qual era o capitão da equipe. Coluna estava internado no Instituo do Coração em Maputo desde o ultimo final de semana, com respiração assistida e em coma; e não resistiu a uma infecção pulmonar que o vitimou nessa terça-feira. Seu funeral foi realizado em Moçambique e com honras de Estado.
Novidades e ausências nos convocados para amistoso com Camarões
Paulo Bento divulgou a lista dos convocados para o amistoso que Portugal fará contra Camarões, em Leiria, no próximo dia 5 de março. As novidades são as convocações de Rafa (do Braga) e Ivan Cavaleiro (do Benfica); alem das voltas de Miguel Lopes, Rolando e Edinho. As ausências sentidas são as de Nani, Bruno Alves, Rui Patrício, Postiga (contundido) e Quaresma (que era esperado na lista pelas ótimas atuações que em feito a serviço do Porto).
Eis a lista completa:
Goleiros – Eduardo (Braga), Anthony Lopes (Lyon) e Beto (Sevilha)
Defesas – Miguel Lopes (Lyon), Antunes (Málaga), Luis Neto (Zenit), Coentrão (Real Madrid), Pepe (Real Madrid), Rolando (Inter de Milão), João Pereira (Valencia) e Ricardo Costa (Valencia)
Meio-campistas – Josué (Porto), Willian Carvalho (Sporting), João Moutinho (Mônaco), Raul Meireles (Fenerbach), Ruben Amorim (Benfica), Miguel Veloso (Dínamo de Kiev) e Rafa Silva (Braga)
Atacantes – Cristiano Ronaldo (Real Madrid), Hugo Almeida (Besiktas), Varela (Porto), Ivan Cavaleiro (Benfica) e Edinho (Kayseri Erciyesspor)
EUROCOPA 2016
Estão definidos os jogos de Portugal nas eliminatórias visando a Euro 2016, que acontece na França, adversário que se encontra no grupo de Portugal, mas que com vaga já garantida por ser anfitriã não terá seus jogos computados para efeito de classificação.
Eis os jogos e datas:
07 de setembro 2014 (domingo): Portugal – Albânia
11 de outubro 2014 (sábado): França – Portugal
14 de outubro 2014 (terça-feira): Dinamarca – Portugal
14 de novembro 2014 (quinta-feira): Portugal – Armênia
29 de março 2015 (domingo): Portugal – Sérvia
13 de junho 2015 (sábado): Armênia – Portugal
04 de setembro 215 (sexta): Portugal – França
07 de setembro 2015 (segunda-feira): Albânia – Portugal
08 de outubro 2015 (quinta-feira): Portugal – Dinamarca
11 de outubro 2015 (domingo): Sérvia – Portugal
TAÇA DA LIGA
Depois do Algarve (2007/2008 e 2009/2010) e de Coimbra (2010/2011 e 2012/2013) receberem a final da Taça da Liga, agora será a vez de Leira recebe-la, a 26 de abril, no seu Estádio Municipal. O Rio Ave aguarda o confronto entre Porto e Benfica para saber quem será o seu adversário na grande finalíssima.
LIGA EUROPA
Benfica soberano goleia Paok e evolui na Liga Europa
Mesmo sem apresentar um futebol arrasador o Benfica venceu nessa quinta o PAOK por 3×0 (todos os gols na 2a etapa e após a expulsão de Katsouranis, que resultou na falta onde Gaitan abriu o marcador; sendo que posteriormente Lima ampliou de pênalti e Markovic, em posição duvidosa, deu números finais ao placar); apesar de sofrer uma leve pressão dos gregos na 1a etapa, onde quase marcaram após falha de Arthur, que acabou por se redimir salvando a bola em cima da risca final. Há de se levar em conta que o meio campo encarnado ressentiu a ausência de Enzo Peres; mas recompensada com as entradas de Markovic e Lima no tempo final, e que deram outra vitalidade aos donos da casa. O adversário do Benfica nas oitavas será o Tottenham, que perdeu fora por 1×0 para o Dnipro, mas se recuperou nessa quinta fazendo 3×1 em seu reduto.
Porto heroico elimina alemães em Frankfurt
Depois de um péssimo e sofrido empate por 2×2 no Estádio dos Dragões, o Porto foi essa quinta ate Frankfurt tentar a proeza de vencer ou empatar por 3 ou mais gols com o Eintracht; e com muita garra e determinação conseguiu. Os donos da casa chegaram a abrir uma vantagem de 2×0 (marcando aos 37 do 1o tempo e aos 7 do 2o), mas tiraram o pé do acelerador e sentiram a força do francês Mangala, que bisou empatando para os lusos (gols aos 13 e aos 26 da etapa final). O baque dos gols sofridos serviu para acordar os alemães, que 5 minutos depois se colocaram novamente à frente no placar. E tal como aconteceu em Portugal, quando todos pensavam que o resultado final estava definido, eis que a 4 minutos do final Lica acertou um forte chute de fora da área para rebote do goleiro alemão, e conclusão do argelino Ghilas, fazendo o gol que decretou o empate final em 3 gols e a passagem dos dragões para as oitavas de final, quando então enfrentarão a Fiorentina, que eliminou o Swancea, após empatar no Pais de Gales sem gols, e vencer nessa quinta por 3×1 na Itália.
Já estão definidos os jogos de ida e volta das oitavas de final da Liga Europa, que acontecerão nos próximos dias 13 (ida) e 20 de março (volta), a saber:
AZ Alkmaar, Hol – Anzhi, Rus
Ludogorets, Bul – Valência, Esp
PORTO, POR – Nápoles, Ita
Lyon, Fra – Viktoria Plzen, R. Che
Sevilha, Esp – Bétis, Esp
Tottenham, Ing – BENFICA, POR
Basileia, Sui – Salzburgo, Aut
Juventus, Ita – Fiorentina, Ita
SUPERLIGA PORTUGUESA DE FUTEBOL
A 20ª jornada terminou nessa segunda, dia 24, quando as 20:15h o Benfica recebeu o V.Guimarães, e com um gol de Markovic aos 40 do 1o tempo venceu mais uma vez, desta feita pelo placar mínimo.
Já a 21ª jornada começou às 18h deste sábado quando o Estoril recebeu o Olhanense, e goleou fazendo 4×0.
As 20:15h foi a vez do Sporting receber o Braga, e de virada vencer por 2×1.
No domingo mais 5 jogos, sendo 3 às 16h: Nacional 1×1 Rio Ave; Paços de Ferreira 3×1 Marítimo; e Gil Vicente 1×0 V.Setubal.
As 17h foi a vez do Belenenses receber o Benfica e perder por 1×0.
E as 19:15h, no ultimo jogo do domingo, o V.Guimarães recebeu o Porto e arrancou um empate por 2 gols.
A jornada só termina amanha, segunda, com o Arouca recebendo a Acadêmica às 20h.
Critérios de desempate:
Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:
«Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:
a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;
b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;
d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;
e) Maior número de vitórias em toda a competição;
f) Maior número de golos marcados em toda a competição»
A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,
aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.
ÚLTIMAS NOTICIAS
Porto
Após a derrota em casa no ultimo domingo para o Estoril, a delegação portista demorou mais de 1,5 horas para sair do dragão devido aos fortes protestos da torcida a porta do Estádio. Paulo Fonseca colocou seu cargo a disposição, mas Pinto da Costa, pelo menos por agora, ainda o mantém no posto; mesmo com a RTP anunciando nessa segunda que ele seria demissionário e que Marco Silva (técnico do Estoril) seria um forte candidato a substituí-lo.
Apesar da derrota, sob os mais de 30 anos do comando de Pinto da Costa, o Porto perdeu apenas 20 jogos em casa, das 521 partidas em que mandou o jogo no seu reduto. No mais foram outros 59 empates e 442 vitorias.
Braga
Confirmado nessa segunda o desligamento de Jesualdo Ferreira do comando do Braga; Jorge Paixão foi anunciado logo na terça como seu sucessor ate o final da presente temporada, depois de uma passagem de 2 anos pelo Qatar, e posteriormente pelo Farense, clube que dirigia no momento. Sua comissão técnica não terá Fernando Couto (fazia parte da comissão de Jesualdo), que agora passara a exercer a função de conselheiro do presidente Antonio Salvador. Os membros da nova comissão técnica serão Filipe Silvério (treinador-adjunto), Vítor Castanheira (treinador-adjunto), Jorge Vital (treinador goleiros) e Tomás Amaral (observação e análise).
Benfica
No ranking de clubes divulgado essa semana pela UEFA (e que leva em conta as ultimas cinco temporadas) o Benfica ultrapassou o Arsenal e agora ocupa a 6ª posição, que ainda tem no “top dez” o Porto, justamente na 10ª posição.
Por decisão da Comissão Arbitral da Liga de Clubes, o Benfica teve de pagar no mês passado 913 mil euros a SAD do Porto pelos direitos de formação de Miklos Feher, que em 2002 saiu do time dos dragões para a Luz; vindo a falecer em campo, em janeiro de 2004, numa partida do Benfica contra o V.Guimarães.
A imprensa brasileira divulgou nesse final de semana que Palmeiras e Benfica chegaram a um acordo para a negociação em definitivo de Alan Kardec com o time alviverde. O Benfica quer os 4 milhões de euros pagos à vista, mas no Brasil a informação é de que este valor poderá ser parcelado em ate 4 vezes. Na Luz ninguém confirma coisa alguma.
Portugueses no Exterior
O técnico português Fernando Santos informou a Federação Grega de Futebol que após o termino do mundial abandonara o seu cargo de treinador, seguindo outros rumos.
Com os dois gols que fez essa semana na goleada que o Real aplicou no Schalke 04 em plena Alemanha por 6×1, Cristiano Ronaldo não só voltou à artilharia da Liga dos Campeões com 11 gols (um a mais que Ibrahimovic e quatro a mais que Messi) como atingiu o 3º posto de melhor marcador da Liga de todos os tempos, ultrapassando Van Nistelrooy (que tinha 60 gols e fica agora atrás de Cristiano que chegou aos 61), e ficando agora a 10 gols do maior marcador, Raul (que tem 71 gols); e a 5 do 2º melhor, Messi (que tem 66).
Helder Postiga, que foi emprestado pelo Valencia a Lazio ate o final desta temporada e que não atua desde 17 de janeiro por uma suposta hérnia de disco, segundo a imprensa italiana, esta tentando a todo custo convencer o medico alemão que o está acompanhando a operá-lo, sob o risco de ficar fora do mundial caso não debele esta lesão.