Marcelo é “grande apoiante” da CPLP, e Europa felicita novo presidente

Mundo Lusíada
Com Lusa

CPLP_IsaacMurargyO secretário-executivo da CPLP congratulou-se com a eleição de Marcelo Rebelo de Sousa como o novo Presidente da República portuguesa, considerando-o um “grande apoiante” do “crescimento” da organização lusófona.

Em declarações à agência Lusa, à margem da reunião de Pontos Focais da Problemática do Trabalho Infantil da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que se iniciou nesta segunda, Murade Murargy destacou que a escolha do povo português nas eleições legislativas de domingo foi “soberana” e que levou a uma vitória logo à primeira volta.

“(Marcelo Rebelo de Sousa) É um grande apoiante do crescimento da CPLP. Espero contar com ele, no pouco tempo que me resta como secretário-executivo (até julho próximo), para colaborar com ele e ouvir as suas próprias opiniões sobre o futuro da organização”, sublinhou o diplomata moçambicano.

Murade Murargy destacou sobretudo o apoio que o então ainda candidato deu, por exemplo, na recente conferência, em Braga, da União dos Exportadores de Língua Portuguesa (UELP), em que manifestou “todo o entusiasmo” na visão que tem sobre a necessidade do crescimento econômico no mercado lusófono.

“Estou esperançado que irá ser um grande «player», um parceiro dos outros presidentes, na definição de políticas que são necessárias para o desenvolvimento da CPLP”, concluiu Murade Murargy, lembrando que, em finais da década de 1970, foi aluno de Marcelo Rebelo de Sousa na cadeira de Economia Política na Faculdade de Direito de Lisboa.

Europa
O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, também felicitou Marcelo Rebelo de Sousa pela vitória e transmitiu-lhe o desejo de o rever em breve, indicou um porta-voz do executivo comunitário.

“No seguimento das eleições presidenciais em Portugal, ontem [domingo], o presidente Juncker enviou uma carta de felicitações ao presidente eleito Marcelo Rebelo de Sousa, em nome da Comissão Europeia”, anunciou Margaritis Schinas, durante a conferência de imprensa diária do executivo comunitário, em Bruxelas.

O porta-voz recordou que o presidente da Comissão e o novo Presidente da República “já se encontraram no passado” e indicou que Jean-Claude Juncker, na missiva de felicitações dirigida a Marcelo Rebelo de Sousa, “manifestou o seu desejo de o ver novamente em breve nas suas novas funções”.

Juncker recebeu Marcelo Rebelo de Sousa a 19 de novembro passado, por ocasião de uma deslocação a Bruxelas do então candidato.

O presidente do Conselho Europeu endereçou parabéns a Marcelo Rebelo de Sousa, numa nota em que manifestou ainda a confiança na estabilidade política e coesão social do país. “Em nome do Conselho Europeu, e em meu nome pessoal, desejo-lhe os maiores sucessos nas suas funções. Confio que Portugal vai beneficiar da estabilidade política e coesão social que são necessárias para responder aos desafios que enfrenta”, afirmou Donald Tusk, numa nota escrita em inglês e em português.

O ex-presidente da Comissão Europeia, o português Durão Barroso, desejou a Marcelo Rebelo de Sousa “os maiores êxitos” no exercício de uma Presidência que prevê ser “muito exigente” já que Portugal “vive num momento ainda difícil”.

“Desejo ao professor Rebelo de Sousa os maiores êxitos no exercício de uma Presidência da República, uma Presidência que vai ser muito exigente, porque Portugal vive um momento ainda difícil”, disse o social-democrata José Manuel Durão Barroso.

Durão Barroso destacou ainda que Portugal “conseguiu sair do programa de ajustamento”, mas alertou que “há alguns sinais de que pode estar a ser posta em causa a confiança reconquistada”.

“É por isso muito importante que o Presidente da República utilize a sua magistratura, não apenas para promover a convergência e o consenso nacionais, mas também para a consolidação da imagem externa de Portugal e da confiança no nosso país”, sustentou o antigo líder do PSD.

Presidentes
O Presidente da República e o primeiro-ministro de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca e José Mária Neves, felicitaram Marcelo Rebelo de Sousa pela vitória.

“Um pouco depois de se saber que a vitória nas presidenciais portuguesas coube a Marcelo Rebelo de Sousa, pude falar com o recém-eleito Presidente da República Portuguesa. Felicitei-o pela clara vitória e disponibilizei-me para trabalharmos juntos na aproximação entre cabo-verdianos e portugueses, para novo impulso ao relacionamento entre os dois países e à afirmação e eficiência da CPLP (Comunidade de Países de Língua Portuguesa)”, escreveu o Presidente Jorge Carlos Fonseca na sua página pessoal na rede social Facebook.

O chefe de Estado cabo-verdiano acrescenta que “ter como Presidente de um país amigo um antigo colega e amigo ajudará a atingir tais desideratos, seguramente”.

Jorge Carlos Fonseca foi eleito Presidente da República de Cabo Verde com o apoio do Movimento para a Democracia (MpD), formação da mesma família política que o PSD português e que lidera a oposição cabo-verdiana.

Por seu lado, o primeiro-ministro escreveu, também na sua página do Facebook: “Quero felicitar o professor Marcelo Rebelo de Sousa pela sua brilhante eleição ao elevado cargo de Presidente de Portugal”.

Também o presidente de Angola felicitou o novo presidente. Em nota, José Eduardo declara que espera pelo aprofundamento e a consolidação das relações de amizade e de cooperação entre os dois países, elogiando a figura de Rebelo de Sousa que crê vai corresponder às expectativas da maioria do povo português.

Marcelo Rebelo de Sousa foi eleito Presidente da República com 52% dos votos, uma percentagem acima dos 50,5% conseguidos na primeira eleição pelo seu antecessor, Cavaco Silva, em 2006.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *