Marca “Portugal” vai promover produção nacional no mundo

Mundo Lusíada
Com Lusa

Passos_GovernoAicepPromocaoExternaA marca “Portugal Sou Eu” vai ser internacionalizada com a designação “Portugal”, com o objetivo de promover os produtos, serviços e talentos portugueses nos eventos a realizar nos mercados externos, segundo anunciou o Ministério da Economia.

“Depois do apelo à ligação dos portugueses aos seus produtos, agora há o alargamento desse apelo ao mundo”, afirmou o secretário de Estado da Inovação, Investimento e Competitividade, Pedro Gonçalves, à margem da assinatura do protocolo entre o Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação (IAPMEI) e a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP).

Pedro Gonçalves explicou que “é importante ter uma marca Portugal nos mercados internacionais”, considerando que “dado o forte dinamismo das empresas portuguesas, é fundamental atuar em conjunto, criando uma unidade e uma marca comum”.

Já o secretário de Estado Adjunto e da Economia, Leonardo Mathias, destacou que a nova marca, ‘filha’ do “Portugal Sou Eu”, “é um chamar de afetos”, que pretende acelerar “o dinamismo das exportações portuguesas”.

“Faltava uma peça que é fundamental que tem a ver com o dinamismo das nossas exportações. Associamo-nos a este protocolo que vai possibilitar a utilização do logotipo em feiras e eventos internacionais”, referiu.

Dois anos após a criação do programa “Portugal Sou Eu”, com o objetivo de valorizar a produção nacional no mercado interno para a promoção da competitividade e do emprego nas empresas nacionais, em particular nas pequenas e médias empresas (PME), o programa é agora alargado para projetar a marca “Portugal” a nível internacional.

O IAPMEI e a AICEP assinaram em 10 de julho o protocolo que permite à agência liderada por Miguel Frasquilho utilizar a marca e o logotipo, propriedade da primeira, nas suas ações de promoção externa.

Em causa estão 457 ações internacionais planejadas para 2014 e 2015 em 41 países com destaque para a União Europeia, Brasil, PALOP, Colômbia, Rússia, China e Estados Unidos da América.

Neste momento, mais de 1.000 empresas estão inscritas no programa “Portugal Sou Eu”, com mais de 2.000 produtos qualificados, o que representa um volume de negócios superior a 1,3 bilhões de euros, segundo os dados fornecidos pelo Ministério da Economia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fliporto anunciou edição 2025 em Aveiro, Portugal

Por Ígor Lopes Foi encerrada, no último domingo em Olinda, no nordeste brasileiro, a edição 2024 da Festa Literária Internacional de Pernambuco. Um evento que teve lugar no Mercado Eufrásio Barbosa. Esta festa literária atraiu mais de cinco mil pessoas

Leia mais »