Marca Portugal tem avaliação semelhante de portugueses e estrangeiros – estudo

Foto: istock/ Olga Tarasyuk

Da Redação com Lusa

 

A marca Portugal é, neste momento, avaliada de forma muito semelhante por portugueses e estrangeiros, sendo que o público externo tem melhorado a sua percepção nos últimos anos, segundo um estudo da consultora OnStrategy, hoje divulgado.

Num comunicado, a empresa deu conta dos resultados do estudo de “força e reputação da marca Portugal, cujo trabalho de campo foi desenvolvido durante o primeiro semestre de 2024 em que auscultou o público interno e externo do país (em 25 países), nomeadamente cidadãos comuns, estudantes, quadros empresariais, empresários, investidores, emigrantes e turistas”.

No processo foram analisados 16 atributos, e a marca Portugal obteve “uma avaliação moderada (62,6 pontos) junto do público interno, tendo registrado um crescimento de +0,1 pontos em relação a 2023, -0,1 pontos em relação a 2022 e -0,7 pontos em relação a 2021”.

Já junto do público externo apresenta também uma “avaliação moderada (60,9 pontos), mas neste caso com uma evolução positiva e consistente em relação aos anos anteriores, reforçando a sua avaliação em +0,8 pontos em relação a 2023, +3,0 pontos em relação a 2022 e +3,9 pontos em relação a 2021”, lê-se na mesma nota.

Assim, em linhas gerais, “os resultados consolidados de todos os atributos e de todos os ‘stakeholders’ são em termos globais semelhantes e neste momento já não se verifica a evidência passada que apontava para dois países distintos numa perspetiva interna e numa perspetiva externa”.

Segundo o estudo, “a avaliação externa tende a aproximar-se da que se regista internamente, por via de uma tendência de quebra aos olhos internos e de crescimento do ponto de vista externo”.

Junto do público interno, é de realçar, “o crescimento positivo na Exposição e Comunicação Internacional e também na Relevância Internacional (+3,4 pontos e +2,4 pontos respetivamente)”, sendo que “também os atributos de Governo e Ética e de Educação e Tecnologia registam uma tendência de crescimento positiva (+1,3 pontos e +1,0 pontos respetivamente)”.

Entre os pontos menos positivos, o estudo destacou a queda no “atributo de Segurança e Apoio na Saúde (-6,5 pontos; e face aos anos anteriores é de -7,5 pontos em relação a 2022 e -14,2 pontos em relação a 2021)”, salientando ainda “a tendência de queda no Estilo de Vida e Ambiente Social (-1,2 pontos), Admiração (-0,6 pontos), Ambiente Económico (-0,5 pontos) e Qualidade de Produtos e Serviços (-0,3 pontos)”.

Junto do público externo, “os que recolhem melhor avaliação são a Beleza (81,0 pontos), Valores, Cultura e Tradições (79,0 pontos) e Estilo de Vida e Ambiente Social (73,6 pontos); surgindo depois a Notoriedade e Familiaridade (67,2 pontos)”.

O estudo enfatiza também o “crescimento positivo de atributos como: Exposição e Comunicação Internacional (+5,9 pontos), Relevância Internacional (+4,7 pontos), Inovação e Diferenciação (+4,3 pontos)”.

Além disso, ainda junto do público externo o ‘stakeholder’ Cidadãos é “o único a registar uma quebra de avaliação (-0,4 pontos)”.

O estudo envolveu uma amostra nacional de 52.000 pessoas e internacional de 63.000 pessoas.

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