No Brasil, todos os estados e 74% dos municípios já aderiram, mas em São Paulo foram apenas 55,35%.
Da Redação
A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro está com inscrições abertas até dia 30 de abril. Podem participar professores de Língua Portuguesa que lecionam para alunos de escolas públicas do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.
Mais de trêsl mil municípios brasileiros, de um total de 5570 de todo o país, já aderiram. Quase 24 mil professores realizaram 41771 inscrições em mais de 14 mil escolas. A diferença entre o número de inscrições e a quantidade de professores inscritos ocorre porque muitos professores se inscrevem com mais de uma turma para trabalhar com gêneros textuais diferentes.
O Acre foi o primeiro Estado a aderir, mas quem está na frente no índice de cidades participando é o Ceará. Dos 184 municípios do Estado, 180, já estão participando, um índice de quase 98% de adesão. São 5138 inscrições feitas por 3004 professores em 1519 escolas.
Outro Estado nordestino está em segundo lugar no índice de adesões. É o Rio Grande do Norte que já tem 159 de seus 167 municípios participando, índice de 95% de adesão. São 611 professores de 406 escolas que realizaram 1080 inscrições. O Espírito Santo é o terceiro com 72 adesões entre seus 78 municípios, índice de 92% de adesão.
Podem participar da competição professores e estudantes de escolas públicas de turmas do 5º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio.
No momento da inscrição, o professor poderá se cadastrar no portal da olimpíada para ter acesso a material didático de capacitação para orientar os estudantes. Também poderá participar de cursos de formação online.
As oficinas de leitura e produção de textos deverão ser desenvolvidas pelos professores durante as aulas de língua portuguesa. As escolas devem enviar os textos produzidos às comissões julgadoras até o dia 15 de agosto.
O programa trabalha com gêneros literários específicos de acordo com a série. No caso do ensino fundamental, os alunos do 5º e 6º anos deverão produzir um poema; os do 7º e 8º anos, memórias literárias e os do 9º ano, uma crônica. No ensino médio, será a crônica para o 1º ano e o artigo de opinião para o 2º e 3º anos.
Ao longo do ano, haverá cinco etapas de seleção de textos. A etapa final da olimpíada será em Brasília, em dezembro, com a divulgação dos 20 vencedores nacionais. Os alunos e professores escolhidos receberão medalhas de ouro, um notebook e uma impressora e as escolas, um laboratório de informática.
A Olimpíada de Língua Portuguesa é um projeto em parceria entre a Fundação Itaú Social e o Ministério da Educação. Na última edição, em 2012, foram recebidas 90.391 inscrições de professores, de 40.433 escolas brasileiras. O programa teve a participação de cerca de 3 milhões de estudantes. Saiba mais em www.olimpiada.escrevendoofuturo.org.br.