Da Redação
Entre 23 de outubro e 1º de novembro, mais de 2.500 estabelecimentos dedicam suas prateleiras físicas e virtuais aos vinhos portugueses durante o primeiro Festival Vinhos de Portugal no Brasil, que se espalha, presencialmente, por 18 estados e online alcança os consumidores de todo o País com a participação de grandes e-commerces.
Inicialmente focado no segmento varejista, um dos principais canais responsáveis pelo aumento do consumo de vinhos em casa – um dos impactos da pandemia do coronavírus -, o festival cresceu: teve adesão do e-commerces, que também se tornaram um importante canal de vendas durante a quarentena, e, em seguida, empórios, adegas e importadoras se juntaram.
Além de estados mais tradicionais no consumo de vinhos, como os das regiões Sudeste e Sul, estabelecimentos do Pará e do Amapá estão confirmados, assim como redes de supermercados importantes no Nordeste.
“Portugal está atento ao consumidor e quer estar cada vez mais próximo. Por isso, fomos onde ele está neste momento: nos supermercados, e-commerces, lojas e empórios. O Brasil está redescobrindo Portugal, há uma variedade de castas incrível, muita coisa ainda por chegar e os consumidores estão cada vez mais ávidos por novidades. Temos o que oferecer. Convocamos os brasileiros a descobrirem os sabores de Portugal nos supermercados de todo o País. Os estabelecimentos certamente estão preparando boas ofertas e descontos”, comemora Frederico Falcão, presidente da ViniPortugal.
Os endereços participantes receberam materiais exclusivos para os espaços reservados aos vinhos portugueses participantes do Festival, e os colaboradores tiveram um treinamento sobre vinhos portugueses com o consultor Carlos Cabral, que soma 50 anos de trabalho no mundo do vinho e mais de 23 anos atuando em uma grande rede de varejo.
“Creio que esta é a primeira vez em que é realizado um festival de vinhos desta magnitude no Brasil. Promover o vinho em estados mais distantes do eixo Rio-São Paulo é um feito, e só mesmo os vinhos portugueses poderiam movimentar algo assim, já que que falam nossa língua. Além disso, levamos treinamento, conhecimento e a cultura do vinho para mais de 3.500 profissionais, numa capacitação que seria presencial, mas foi migrada para o digital. Temos certeza que a segunda edição do Festival contará com ainda mais estabelecimentos. Nossa meta é atender todo o território nacional”, resume Carlos Cabral.
O Festival Vinhos de Portugal no Brasil é promovido pela Vinhos de Portugal em parceria com a ABRAS – Associação Brasileira de Supermercados. Foi idealizado pela Opal, de Portugal, e tem comunicação assinada pela CH2A no Brasil.
Confira os locais participantes:
VAREJO
Araújo
Arco-Mix
Asun Supermercados
Bahamas
Bonanza
Cadeg
Carrefour
Casa Rio Verde
Cencosud
Center Vila
Comper
Confiança
Coop
Covabra
Dal Pozzo
DMA Distribuidora
Extrabom
Formosa
Grupo D’Avó
Grupo Fortaleza
Grupo Mundial Mix
Hortifruti
Irmão Lopes
Irmãos Muffato
Jaú Serve
Makro
Makro Atacadista
Mega Adega Kanguru
Mercearia São Luiz
Nordestão
Oriundi
Pague Menos
Palato
Pão de Açúcar
Peralta Atacadista
Rede Cen
Rede Festval
Rede Oba
Rede Simpatia
Sacolão da Santa
Savegnago
Shibata
Super Big
Super Big
Supermercado Guanabara
Supermercado Mundial
Supermercados Apolo
Supermercados BH
Supermercados Boa
Supermercados Cavichioli
Supermercados Mambo
Supermercados Peruzzo
Supernosso
Tonin
União Supermercados
Verde Mar
Wall Mart – BIG
Zona Sul
E-COMMERCES DE VINHO
Evino
Wine.com
IMPORTADORAS/LOJAS
Belle Cave
Casa Santa Luzia
Decanter
Delly Gil
Empório Frei Caneca
Empório Vinhares
Offer
Superadega
Wine Face
World Wine