Madeirenses de Santos comemoram 39 anos da Região Autônoma da Madeira

Presidente Armindo Faria, vereador Sadao Nakai, vereador Murilo Barletta, Alexandre Antunes, José Camelo, vereador Sergio Santana, e José Augusto do Rosário.
Presidente Armindo Faria, vereador Sadao Nakai, vereador Murilo Barletta, Alexandre Antunes, José Camelo, vereador Sergio Santana, e José Augusto do Rosário.

Por Odair Sene

No domingo, 5 de julho, a Casa da Madeira de Santos reuniu a comunidade madeirense e amigos para seu almoço Cozido Madeirense, em comemoração ao 29º aniversário da Região Autônoma da Madeira, oficialmente marcado dia 1º.

Além deste evento, uma solenidade marcou a data máxima da comunidade madeirense ocorrida na mesma manhã do Rancho Folclórico Típico Madeirense no Morro de São Bento em Santos, com a presença do prefeito, Paulo Barbosa. A data (01/07) faz parte do calendário cultural da Cidade.

Como é sabido no mundo lusófono, a comunidade madeirense celebra neste mês de julho 39 anos de autonomia da região da Ilha da Madeira, em Portugal e, como já é tradição, a colônia portuguesa residente em Santos comemora para manter viva suas origens e tradições.

Sendo assim, neste domingo dois eventos marcaram a data, pela manhã no Centro Cultural Turístico e Esportivo do Morro São Bento, com uma missa em ação de graças (na Paróquia Nossa Senhora da Assunção) e na associação teve apresentação do rancho folclórico. E após o meio dia a Casa da Madeira recebeu um público de 300 pessoas para saborear um cozido típico da região da Tabua, em Ribeira Brava, na Ilha da Madeira.

O evento contou também com diversas presenças representativas da Câmara Municipal. “A Madeira tem uma representatividade muito grande em Santos por ser a maior das comunidades portuguesas aqui em Santos, e também por ter sido ela a trazer a cana de açúcar da Madeira para o Brasil, além de vários integrantes madeirenses fazerem parte associativa da cidade de Santos” disse ao Mundo Lusíada o presidente da casa Armindo Faria.

O dirigente ainda informou que outro evento de destaque da Casa da Madeira aconteceu em 29 de agosto: uma Noite de Caldo Verde, evento beneficente em prol da Escola Portuguesa de Santos, com apresentação do Rancho Folclórico da Portuguesa Santista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *