Da Redação
Portuguesa e Criciúma se enfrentaram na noite de 02 de agosto, no Estádio do Canindé, pela décima quinta rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. Com a volta de Rogério, o técnico Jorginho confirmou Raí na lateral esquerda no lugar de Marcelo Cordeiro suspenso. Com uma renda de R$ 52.945,00 e público de 3.421 pagantes.
Em entrevista coletiva após a vitória contra o Criciúma por 2×0, o técnico Jorginho exaltou a disposição de seus comandados.
“Os meus jogadores estão de parabéns. Nós da Comissão Técnica temos poucos méritos. Quem entra em campo e ganha os jogos são eles. Se os atletas têm qualidade, não precisa muito da participação do treinador. Passamos a eles algumas informações, mas quem as coloca em prática são eles durante os 90 minutos” declarou Jorginho.
E foi além: “os meninos que não começam o jogo ajudam e muito a Portuguesa. Hoje, o Ananias e o Boquita entraram e fizeram os gols da vitória. No sábado lá em Campinas o Leandro Love entrou e foi bem. Dentro do proposto taticamente foi perfeito, cumpriu exatamente o que eu pedi a ele. Mas podem falar “ah ele foi mal na partida”. Quem não entende e, não sabe o que foi pedido a ele acha isso, mas tenho total confiança em todos os jogadores do meu elenco”.
Outro jogador exaltado por Jorginho foi Marco Antonio. Perguntado sobre a sequência de jogos e sua queda de rendimento, o treinador rubro verde entrou em defesa do meia da Lusa: “ninguém sabe mas o Marco estava até ontem (segunda) com 39 graus de febre. Ele quase não veio para o jogo. Mas foi guerreiro, foi valente, e jogou muito bem a partida de hoje. Muitas das vezes a imprensa e a torcida não sabem o que acontece porque geralmente isso não é exposto. E isso causa, às vezes, uma interpretação equivocada tanto da imprensa como da torcida em geral.
Para o próximo jogo da Portuguesa, contra o Sport em
Recife, dia 13 de agosto, Jorginho não conta com nenhum desfalque e tem o retorno de Marcelo Cordeiro e Leandro Silva. Com 33 pontos e 35 gols a favor, a Lusa é a líder da Série B de 2011.
O JOGO
Jogando com o apoio de sua torcida, a Portuguesa entrou e campo disposta a mostrar que a liderança do Campeonato não é sua por acaso. Impondo um ritmo de jogo forte desde o início, o time do Canindé teve sua primeira chance logo aos quatro minutos, após cobrança de escanteio de Marco Antonio, onde o zagueiro Mateus não conseguiu o domínio da bola.
Aos 11 minutos, em grande passe de Henrique, Marco Antonio recebeu livre na área e, quando foi levantar a bola para Edno a zaga mandou para escanteio. Na cobrança a bola sobra para Luis Ricardo que manda uma bomba para boa defesa de Andrey. Aos 14, novamente Luis Ricardo aparece bem no ataque, e serve Ivo que de frente para o gol chuta e a bola caprichosamente passa raspando o travessão do tigre. O primeiro ataque com perigo do Criciúma foi aos 17 com um chute de fora da área do centroavante Schwenck.
A Lusa martelava e não conseguia furar o bloqueio defensivo da equipe de Santa Catarina. Aos 35, Marco Antonio da intermediária arrisca e quase marca, Andrey se estica todo e evita o gol. O empate foi o resultado do primeiro tempo no Canindé.
Para o segundo tempo, a Portuguesa voltou com uma alteração. Ivo deixa a equipe para a entrada de Ananias que volta depois de um longo período fora por contusão. E em sua primeira oportunidade o meia deixa a Lusa na frente. Após cruzamento de Luis Ricardo, Ananias escora de cabeça para abrir o marcador para a Lusa no Canindé. Pedro Carmona, aos 10 minutos, cobra falta com perigo para o gol de Weverton.
Aos 12 minutos, Luis Ricardo fica com a sobra do cruzamento de Ananias, corta o lateral adversário e rola para Edno que chuta marcado. Aos 23 minutos, após falta dura em Guilherme, Pirão é expulso, deixando o tigre com dez homens em campo. Com a expulsão, a Lusa, que já exercia pressão em busca da vitória, acentuou ainda mais o ritmo no ataque. Henrique, em contra ataque rápido desce pela direita e cruza. O zagueiro Toninho dá um leve cabeceio na bola que é o suficiente para tirar da cabeça de Ananias que já estava pronto para marcar o segundo da Lusa.
Com Mateus amarelado, o técnico Jorginho opta pela entrada de Renato em seu lugar. A Lusa encurralava cada vez mais o tigre em seu campo. Boquita entra em lugar de Henrique aos 34 minutos fazendo sua estréia com a camisa da Lusa. E não é que, também em sua primeira jogada, Boquita recebe ótimo cruzamento de Edno e estufa as redes de Andrey decretando o resultado final.
Aos gritos de olé de sua torcida, a Lusa tocava a bola mostrando o porquê de ser a líder do Campeonato Brasileiro da Série B. Final de jogo no Canindé, Portuguesa 2 x 0 Criciúma.