Lula culpa colonização portuguesa pelos atrasos na Educação do Brasil

Da Redação

Lula_RTPortugalO ex-presidente do Brasil Lula da Silva culpou a colonização portuguesa pelos atrasos na educação brasileira, afirmando que Álvares Cabral descobriu o país em 1500 e a primeira universidade brasileira apenas foi criada em 1922.

“Eu sei que isto não agrada aos portugueses, mas Cristóvão Colombo chegou a Santo Domingo [atual República Dominicana] em 1492 e em 1507 já ali tinha sido criada a Universidade. No Peru em 1550, na Bolívia em 1624. No Brasil a primeira universidade surgiu apenas em 1922”, disse nesta sexta-feira Lula da Silva, numa conferência em Madrid, organizada pelo diário El País.

Para Lula da Silva, que comparou as atitudes dos países colonizadores Espanha e Portugal nas respectivas áreas de influência, este fato “justifica os atrasos na educação do Brasil”.

A primeira universidade brasileira foi a Universidade do Rio de Janeiro, que resultou na junção das Faculdades de Medicina, Direito e Engenharia. Ao contrário de outras ocasiões, Lula da Silva não referiu que as bases do Ensino Superior brasileiro foram lançadas muito antes, no final de século XVII e XVIII.

Em 1792, foi criada a Real Academia de Artilharia, Fortificação e Desenho, instituição de ensino superior precursora da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em 1808 foi criada a Faculdade de Medicina da Baía, na sequência da chegada ao Brasil da Coroa portuguesa.

O Brasil tornou-se independente de Portugal em 1822.

A argumentação de Lula da Silva em Madrid visava sobretudo as “elites brasileiras” dos últimos 100 anos, em comparação com o “legado” dos seus anos à frente do Brasil. Lula argumenta que o seu Governo triplicou o orçamento da Educação, construiu 18 novas universidades federais, 173 novos “campus” no interior do Brasil e três vezes mais escolas técnicas do que últimos 100 anos.

Ao lado do ex-presidente do governo espanhol Felipe González, os dois ex-chefes de estado comentaram a situação política no Brasil. Sobre a relação entre crises políticas e econômicas, González apontou que “se as decisões do governo são bloqueadas durante uma crise, ela dura mais”.

Lula, por sua vez, criticou a tentativa do impeachment da presidente Dilma como uma reação “desesperada” do presidente da Câmara. “Não há base legal ou jurídica para o impeachment de Dilma. Trata-se de um ataque moral à democracia”. Lula lembrou que alguns articulistas apontam que tudo isso estaria sendo feito para evitar sua volta em 2018.

7 comentários em “Lula culpa colonização portuguesa pelos atrasos na Educação do Brasil”

  1. Como brasileiro que sou, só me resta, em meu próprio nome e em nome de milhões de brasileiros, PEDIR SINCERAS DESCULPAS AOS NOSSOS IRMÃOS PORTUGUESES pelas sandices ditas por esta pobre figura carcomida por graves problemas etílicos.
    Para a imensa maioria do povo brasileiro, Lula é uma pessoa totalmente sem moral, sem caráter e sem inteligência.
    Podem estar certos de que nós, brasileiros do bem, como um todo, nutrimos um carinho todo especial pela nossa querida Pátria Mãe, Portugal. E não será um pobre bêbado sem boas qualificações que irá mudar, nunca, este belo e secular laço de ouro entre a nossa e a vossa Nação.
    Att,
    Caio Lima.

  2. O que fizeram os portugueses no Brasil ? Bem, eles fizeram apenas TUDO. E criaram o maior e mais rico país de toda a América Latina. E continuam a fazer, através de sua descendência. Lula teve todas as oportunidades de estudar e ser pessoa honrada e de bem. Mas desde o início preferiu o caminho torto. Às portas da prisão, ainda tenta apelar a ‘luta de classes’ à forma comunista. Mas o povo está nas ruas com o boneco PIXULECO, gritando #ForaDilma #ForaComunistas #LulaNaPrisão #IntervençãoJá.

    https://youtu.be/__jSBJ-04Kc

  3. Tenho ORGULHO de ser brasileiro e portanto descendente de portugueses. Criticar nossos avós é absurdamente anti-nacionalista. Nós éramos Portugal, fomos capital do Reino Unido de Portugal Brasil e Algarves por anos e quando independentes fomos um Império continental, respeitado, considerado de primeiro mundo e à época estávamos rodeados de republiquetas de colonização hispânica comandadas por ditadores. Diferentemente do Lula qualquer asno com o mínimo de conhecimento histórico sabe que a bancarrota econômica e principalmente moral no Brasil se deu com a proclamação da república e com os sucessivos presidentes que nada fizeram pela nação em prol de se reeleger, assim como o próprio dito cujo. Espero portanto que a República caia no Brasil e que restauremos a nossa Monarquia Constitucional, sistema de governo esse adotado pela maioria absoluta dos países mais ricos e mais democráticos do mundo. Espero também que os nossos primos portugueses sigam o mesmo exemplo e que seja restaurado o glorioso reino que outrora fora esta ilustre e maravilhosa terra lusitana. Deus salve S.A.R Dom Duarte de Bragança, chefe da casa Real Portuguesa e seu primo S.A.I.R Dom Luiz de Orléans e Bragança, chefe da Casa Imperial do Brasil.

  4. Joaquim Da Fonseca

    Lula não tem moral para criticar ninguém, ele está acusado de corrupção e de ter roubado a milhões de brasileiros, principalmente aos mais pobres que necessitam desse dinheiro para obras de infraestrutura, habitação, esgoto e agua potável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fliporto anunciou edição 2025 em Aveiro, Portugal

Por Ígor Lopes Foi encerrada, no último domingo em Olinda, no nordeste brasileiro, a edição 2024 da Festa Literária Internacional de Pernambuco. Um evento que teve lugar no Mercado Eufrásio Barbosa. Esta festa literária atraiu mais de cinco mil pessoas

Leia mais »