Da Redação
A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) promove, em 7 de agosto, das 14h30 às 17 horas, a live “Azeite de oliva: conectando territórios e gastronomia”. O evento é aberto à participação pública e será transmitido pelo canal da Empresa no Youtube. A organização é da Embrapa Alimentos e Territórios, em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel Alagoas) e o Centro de Investigação de Montanha (Cimo) do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), de Portugal.
O azeite de oliva é um dos mais antigos óleos vegetais comestíveis comercializados mundialmente. O conhecimento sobre a composição dos azeites e o processo de regulamentação e fiscalização nacional permite aos produtores fortalecerem a identidade do produto regional e posicionar seus produtos no mercado com sinais distintivos.
No Brasil, a olivicultura ocupa cerca de 7 mil hectares, sendo 4,5 mil cultivados no Rio Grande do Sul e cerca de 2 mil hectares na região da Serra da Mantiqueira, que abrange áreas de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. O cultivo está em expansão no Espírito Santo, com 186,5 hectares. Na Região Nordeste, destaca-se a Chapada Diamantina, na Bahia, que colheu 1,6 tonelada de azeitona, em 2021.
O chefe de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Embrapa Alimentos e Territórios, Ricardo Elesbão, destaca que o objetivo do evento é conectar expertises em temas complementares relacionados à olivicultura, azeites e gastronomia. Também visa incentivar a discussão sobre o cenário da olivicultura nacional, além de demonstrar a experiência portuguesa, que pode servir de inspiração para fortalecer a valorização dos azeites nacionais.
Programação
A regulamentação e a fiscalização de azeite de oliva no Brasil serão abordados por Helena Pan Rugeri, coordenadora-geral de Qualidade Vegetal do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
Já os sistemas de produção para obtenção de azeites de qualidade vão ser tema da apresentação do pesquisador Jair Costa Nachtigal, da Embrapa Clima Temperado.
O pesquisador Humberto Bizzo, da Embrapa Agroindústria de Alimentos, vai apresentar as ações do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia da Olivicultura e do Azeite Brasileiros (INCT OABras). O instituto é composto por 34 cientistas de 18 instituições de pesquisa nacionais e internacionais.
Para falar sobre Oliveira, azeite e território, a Embrapa convidou os professores José Alberto Cardoso Pereira e Nuno Miguel de Sousa Rodrigues, do Centro de Investigação de Montanha (Cimo), ligado ao Instituto Politécnico de Bragança (IPB), Portugal.
SERVIÇO
Evento: Azeite de oliva: conectando territórios e gastronomia
Data: 7 de agosto de 2024, das 14h30 às 17 horas
Local: Canal da Embrapa no Youtube