Da Redação com Lusa
O Terminal de Cruzeiros de Lisboa conquistou o prêmio de “Melhor Terminal de Cruzeiros da Europa”, atribuído pelos World Cruise Awards, distinção que demonstra a “crescente importância” da infraestrutura para o turismo e cidade.
Lisboa conquistou o prêmio de “Melhor Terminal de Cruzeiros da Europa”, numa categoria em que estavam também nomeados os terminais de Civitavecchia, Amesterdão, Limassol, Málaga, Barcelona, Kiel, Mónaco, Oslo, Rostock-Warnemunde, Portsmouth, Valletta e Zadar, referiu a Administração do Porto de Lisboa (APL).
A APL salientou que este galardão é um “motivo de orgulho” e “prova da crescente importância do porto e do terminal para o turismo e para a cidade”.
“Esta distinção vem destacar as excepcionais condições que Lisboa dispõe para acolher navios e passageiros de cruzeiro com exigências cada vez maiores, prestando, assim, um serviço de excelência a quem visita a capital portuguesa”, destacou António Caracol, administrador do Porto de Lisboa, citado no comunicado.
António Caracol sublinhou também que o prémio atribuído ao Terminal de Cruzeiros de Lisboa, inaugurado em novembro de 2017 e cujo custo global ascendeu a cerca de 28 milhões de euros, é importante numa fase em que a APL desenvolve um conjunto de ações numa “estratégia de valorização e qualificação da indústria de cruzeiros na cidade”, como ao nível da sustentabilidade.
“Acreditamos fortemente que Lisboa – como porto e destino de cruzeiros – garante uma resposta sustentável aos desafios presentes e futuros”, acrescentou.
Projeto da autoria do arquiteto Carrilho da Graça, o Terminal de Cruzeiros de Lisboa tem uma área de 13.800 m2 e um cais com 1.490 metros de comprimento com capacidade para receber navios de vários tipos e dimensões com um calado até 12 metros.
Os World Cruise Awards, lançados em 2021, visam reconhecer a excelência no setor global de cruzeiros, sendo um evento “irmão” dos World Travel Awards, que distinguem os melhores exemplos de boas práticas no setor do Turismo.
Madeira é “Melhor Destino de Cruzeiros da Europa”
A Madeira foi eleita como “Melhor Destino de Cruzeiros da Europa”, um galardão atribuído pelos mesmos World Cruise Awards na primeira vez em que a região foi nomeada, anunciou o Governo Regional.
“A Madeira é a grande vencedora dos prêmios World Cruise Awards na categoria de ‘Melhor Destino Europeu de Cruzeiros’”, diz a nota divulgada nesta semana pela Secretaria Regional da Economia, acrescentando que “esta foi a primeira vez que a região autónoma foi nomeada, de forma espontânea, pela organização do concurso”.
Segundo o executivo madeirense, na base deste prêmio esteve “ um trabalho contínuo desenvolvido ao longo dos últimos anos pela APRAM – Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira, nomeadamente durante a pandemia, que obrigou a uma constante reinvenção e adaptação para responder às novas exigências do mercado”.
Também foi criada e divulgada, em 2021, a nova assinatura “Your Safe Port” (“O Seu Porto Seguro”, em português) e foi reforçada a aposta numa relação de proximidade com as várias companhias marítimas e parceiros do setor.
“Os bons resultados são demonstrados pelas escalas conseguidas este ano, que demonstram que a Madeira é um destino consolidado e reconhecido”, é sublinhado na nota.
Entre janeiro e outubro de 2022, os portos do arquipélago receberam 227 escalas e mais de 250 mil passageiros.
Em 2021, no total do ano, foram registadas 125 escalas e um movimento de 117.289 passageiros.
“A todas estas medidas, acresceu o forte investimento efetuado no Porto do Funchal, num valor superior a seis milhões de euros, que permitiu, por exemplo, a construção do novo terminal no cais seis, a substituição dos cabeços de amarração do cais sul, a par do reforço do manto de proteção do porto do Funchal”, complementa o Governo Regional.
Para o secretário regional da Economia, esta distinção atribuída à Madeira vem “reconhecer, premiar e celebrar a excelência no setor global de cruzeiros”.
Citado na nota, Rui Barreto destaca o “reconhecimento do trabalho realizado na região nos últimos anos em prol do turismo de cruzeiros, que tem permitido à Madeira ocupar um lugar de destaque a nível nacional no que se refere ao número de escalas, assim como de passageiros”.
O governante recorda que “o Porto do Funchal foi o primeiro porto a abrir a nível nacional após a covid para receber navios de cruzeiro, depois de reunir todas as condições em termos de equipamento e infraestruturas, de forma a garantir que era uma porta de entrada segura”.
Por seu turno, a presidente do conselho de administração da APRAM, Paula Cabaço, considera que “esta distinção é um grande orgulho, refletindo o sucesso da nova estratégia levada a cabo pelos Portos da Madeira na sequência da covid”.
A responsável sublinha que as medidas adotadas permitiram “reconstruir a confiança dos turistas de cruzeiros, estimulando a procura e mantendo a região no topo das preferências do turismo de cruzeiro europeu”.
“Esta distinção vai certamente trazer frutos bastante positivos para o futuro que se avizinha”, conclui a presidente da APRAM, também citada no comunicado.
Os World Cruise Awards foram atribuídos, pela primeira vez, no ano passado. Na edição agora anunciada, o Terminal de Cruzeiros de Lisboa foi distinguido com o prêmio de “Melhor Terminal de Cruzeiros da Europa”.
Nos World Travel Awards, criados em 1993 e considerados os “óscares do turismo”, a Madeira já conquistou por oito vezes o galardão de “Melhor Destino Insular da Europa” e, por sete vezes, o de “Melhor Destino Insular do Mundo”.