Governador Ibaneis Rocha e presidente da Câmara de Lisboa se reuniram nesta quinta (23) para assinatura de documento, que facilita a realização de cooperação entre as duas capitais.
Da Redação
Brasília e Lisboa se tornaram cidades irmãs nesta quinta-feira (23). O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, e o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Manuel Félix Moedas, assinaram um acordo de irmanação, no Palácio do Buriti. O documento abre possibilidades para que as duas capitais, a partir de agora, possam realizar cooperação com mais facilidade.
O governador recebeu o presidente da Câmara de Lisboa, juntamente com o secretário-geral da Câmara Municipal de Lisboa, Alberto Luis Fernandes Laplaine; o embaixador de Portugal no Brasil, Luis Faro Ramos; e o secretário de Relações Internacionais do Distrito Federal, Paco Britto.
Com o acordo de irmanação assinado, tanto o DF quanto Lisboa podem promover ações de desenvolvimento em diversas áreas, como desenvolvimento econômico, comércio, investimentos, educação, ciência e tecnologia, cultura, mobilidade, sustentabilidade, desenvolvimento social e combate à corrupção.
O acordo não envolve transferência de recursos financeiros entre as partes, mas cria a possibilidade de ambas as cidades buscarem parcerias para desenvolverem projetos em conjunto.
“O acordo é mais uma ligação de cidades irmãs que, Lisboa, por tradição, tem com cidades que são capitais de países de língua portuguesa. Não tínhamos isso com o Brasil e eu gostava muito de deixar essa marca (…). Por isso, assinar este acordo é muito importante”, declarou Moedas à Lusa.
Lisboa já assinou 13 acordos de geminação, como Madrid, Rabat, Malaca, Macau, Budapeste. No Brasil, Lisboa mantém acordos de geminação com as cidades do Rio de Janeiro e Salvador.
#Lisboa e Brasília assinaram um acordo de geminação. 🇧🇷 🇵🇹 Tem como objetivo cimentar relações de amizade, intercâmbio e reforçar os laços históricos e culturais entre as duas capitais. pic.twitter.com/fMQ9YYlrhz
— Lisboa (@CamaraLisboa) November 24, 2023
No Brasil, Carlos Moedas participou ainda da Assembleia Geral da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA) em Fortaleza, e da 20ª Assembleia Geral da União das Cidades Capitais Ibero-Americanas (UCCI), realizada em São Paulo pela primeira vez, além de estar presente em jantar comemorativo da Câmara de Comércio portuguesa de São Paulo.