DESTAQUES DA SEMANA
Por Emídio Tavares
Liga Portuguesa de Futebol é a 8ª mais valiosa do mundo
Um estudo realizado por uma empresa brasileira de consultoria ranqueou a Liga Portuguesa de Futebol como a 8ª mais valiosa de mundo, avaliada em 841 milhões de euros; e a frente do Brasil (que caiu 28% com a saída de alguns craques na temporada passada). A liderança é da Liga Inglesa (avaliada em 3 bilhões e 600 milhões de euros); seguida pela Liga Espanhola (2 bilhões e 590 milhões de euros); Alemã (2 bilhões e 381 milhões de euros); Italiana (2 bilhões e 177 milhões de euros); Francesa (1 bilhão e 709 milhões de euros); Russa (1 bilhão e 282 milhões de euros) e Liga Turca (1 bilhão e 96 milhões de euros).
TAÇA DA LIGA:
Porto de novo freguês: Benfica na final da Taça da Liga
Aconteceu nesse domingo a semifinal da Taça da Liga entre Porto e Benfica, que jogaram as 18:15h de Portugal no Estádio do Dragão para definir o adversário do Rio Ave, finalista da disputa após eliminar o Braga.
E de novo o Porto se viu freguês do time encarnado, mesmo atuando por mais de uma hora com um jogador a mais (visto que Steven Vitória do Benfica foi expulso pouco alem dos 30 minutos iniciais por cometer falta como ultimo homem no atacante portista Jackson Martinez); e tendo amplo domínio de jogo e de posse de bola. O Benfica recuou e soube se defender como pode enquanto que os dragões pecaram demais nas finalizações. Com o empate no tempo normal o jogo foi para a decisão por pênaltis, que também terminou empatada na serie alternada de cinco cobranças em 3 gols. Porem, na sequência isolada de cobranças, Fernando do Porto, mandou na trave de Oblak, permitindo assim que o Benfica mais uma vez nessa temporada afastasse o time azul e branco da disputa, e assegurasse vaga na final contra o Rio Ave a 7 de maio em Leiria.
LIGA EUROPA
Benfica sofre gol, mas vence Juventus na Luz
Em jogo bastante equilibrado (principalmente na 1a etapa), o Benfica enfrentou nessa quinta, na partida de ida, a Juventus da Itália, e logo saiu a frente com um gol de cabeça marcado por Garay, após cobrança de escanteio, aos 3 minutos. A vantagem no marcador deu a calma necessária para que a equipe de Jorge Jesus pudesse concatenar melhor as jogadas ofensivas e anular praticamente todas as iniciativas de jogo dos italianos, que nas poucas vezes que conseguiram chegar ao gol encarnado nesse primeiro tempo, pararam nas mãos de Artur.
Já para o tempo final, mais cansado e acomodado com o marcador, o Benfica permitiu aos italianos maior numero de jogadas e chances de gol, que acabou acontecendo num lance de descuido da zaga e de categoria do argentino Tevez, fintando dois jogadores encarnados, para fazer o belo gol de empate aos 28 minutos de jogo. O gol levou a equipe portuguesa para o tudo ou nada, e de tanto pressionar o sonhado gol da virada aconteceu a pouco mais de 5 minutos do termino do tempo regulamentar, noutro belo gol de oportunismo de Lima, que estufou as redes italianas decretando o 2×1, que leva o Benfica a jogar por um simples empate na próxima quinta em Turim para garantir vaga na final. Já a Juventus, como fez um gol fora, joga pela vitória simples de 1×0.
No outro jogo dessa semifinal, jogando em casa, o Sevilha venceu por 2×0 o Valencia.
SUPERLIGA PORTUGUESA DE FUTEBOL
A 28ª jornada só terminou nessa segunda-feira, dia 21, com o V.Setubal recebendo o Braga às 18h e empatando por 1 gol; e o Porto recebendo o Rio Ave às 20h e vencendo por 3×0 (resultado que assegurou a 3a colocação ao Porto no campeonato e uma vaga no play-off de acesso a fase de grupos da Liga dos Campeões na próxima temporada).
Já a 29ª jornada no volta no próximo dia 4 de maio devido aos jogos da Liga dos Campeões e da Taça da Liga, que ocorreram nessa semana.
Critérios de desempate:
Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:
«Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:
a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;
b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;
d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;
e) Maior número de vitórias em toda a competição;
f) Maior número de golos marcados em toda a competição»
A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,
aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.
ÚLTIMAS NOTICIAS
Portugueses no Exterior
Nos jogos de ida das semifinais da Liga dos Campeões ocorridos essa semana o Chelsea, de Jose Mourinho, foi ate a Espanha e conseguiu um empate sem gols jogando com o Atlético de Madrid. No outro confronto o Real Madrid, de Cristiano Ronaldo, recebeu o Bayern, e venceu por 1×0, gol de Benzema e assistência de Coentrão.
Acabou em fogo de palha a participação do Santos Laguna (equipe do técnico português Pedro Caixinha) na Taça Libertadores da América, após excelente participação na primeira fase da disputa onde terminou como líder do seu grupo. Nas oitavas-de-final duas derrotas, tanto na partida de ida quanto na de volta, para o Lanus da Argentina (2×1 fora e 2×0 em casa), eliminaram da disputa a equipe mexicana.
O arbitro português Pedro Proença foi nomeado para apitar, ao meio da próxima semana, o jogo de volta da Liga dos Campeões entre Bayern e Real Madrid, na Alemanha.
O Zenit do técnico português Villas Boas venceu mais uma sob seu comando (seis jogos e seis vitórias, além da liderança do campeonato). Desta feita a vitima foi o Volga que perdeu nesse sábado por 2×0.
Cristiano Ronaldo mostrou que está plenamente recuperado, atuando nesse sábado frente ao Ossassuna e fazendo 2 gols da vitória do Real por 4×0.