Da Redação com Lusa
O antigo internacional luso Pepe foi neste dia 05 homenageado pela Federação Portuguesa de Futebol, antes do jogo da Liga das Nações da equipe das \’quinas\’ frente à Croácia, tendo sido aplaudido pelo ex-colega no Real Madrid Luka Modric.
Minutos antes de o árbitro turco Umut Meler apitar para o início deste jogo da primeira jornada do Grupo A1 da Liga das Nações, uma tarja com vários momentos de Pepe ao serviço de Portugal, entre eles a segurar a Taça do Campeonato Europeu de 2016, onde se lia P3PE, fazendo alusão ao número que o central envergou até ao fim.
Internacional por 141 ocasiões, Pepe, que esta semana tinha sido nomeado embaixador das Seleções Nacionais, subiu ao relvado do Estádio da Luz acompanhado por Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, e de Humberto Coelho, vice-presidente.
Os dirigentes entregaram-lhe uma camisa com o número 141 e o público gritou em uníssono o nome do jogador, numa altura em que o internacional croata Luka Modric, bola de ouro em 2018 e que jogou com Pepe no Real Madrid, aplaudiu a homenagem.
Pepe terminou a carreira internacional no Euro2024, no qual Portugal foi eliminado pela França nos quartos de final, após 141 jogos com a camisa da equipe das ‘quinas’, registro apenas superado por Cristiano Ronaldo (212) e João Moutinho (146).
Aos 41 anos de idade, o jogador anunciou em agosto o fim da carreira de futebolista, depois de mais de duas décadas ao mais alto nível, num vídeo publicado nas redes sociais.
Liga
A seleção portuguesa de futebol arrancou a edição de 2024/25 da Liga das Nações de futebol com uma vitória 2-1 sobre a Croácia, em jogo da primeira jornada do Grupo A1, disputado no Estádio da Luz, em Lisboa.
Portugal e Croácia estão inseridos no Grupo A1, que integra ainda a Polônia e a Escócia, numa edição da Liga das Nações em que, pela primeira vez, os dois primeiros classificados seguem para os quartos de final.