Destaques da semana
Por Emídio Tavares
Liga das nações
Mistão de Portugal joga com tabela na mão: Croácia 1×1 Portugal
Portugal foi até a Croácia nessa terça enfrentar os donos da casa, já classificado em 1º no grupo, e sem Bruno Fernandes, Bernardo Silva, Pedro Neto e Cristiano Ronaldo, dispensados para descansar (fora os 4 lesionados que nem foram chamados); mas com dois jovens chamados à seleção sub-21, Quenda e Fabio Silva. Martinez escalou Jose Sá; Semedo, Cancelo, Renato Veiga e Tomas Araújo; Vitinha, Otavio e João Neves; Rafael Leão, João Felix e Nuno Mendes de ala (ou falso ponteiro). Portugal dominou o primeiro tempo, embora tenha levado bola na trave, e abriu o marcador num passe magnifico em profundidade de Vitinha que encontrou João Felix na entrada da área para o gol inaugural aos 33 minutos.
Já na etapa final, precisando pelo menos empatar para garantir vaga as quartas, a Croácia cresceu, mandou mais duas bolas na trave de Jose Sá, que salvou alguns gols, mas falhou no gol de empate marcado aos 21 do 2º tempo, quando Semedo furou de cabeça e a bola passou por baixo de seu corpo. Martinez então resolveu fazer mais experiencias colocando a campo o estreante Fabio Silva, depois Tiago Djalo, Chico Conceição e por fim Dalot no lugar de Nuno Mendes que antes de sair perdeu um gol feito dentro da pequena área croata aos 29 minutos. Empate justo, com Portugal terminando em primeiro com 14 pontos, seguido pela Croácia com 8.
Portugal Dinamarca Nas Quartas De Final
Aconteceu nessa sexta o sorteio dos confrontos das quartas de final da Liga das Nações, em jogos de ida e volta, a serem disputados os de ida a 20/03; e os de volta a 23/03.
As semifinais ocorrerão a 4 e 5 de junho; a disputa do 3º lugar e do título a 8 de junho.
Após definidas as 4 seleções semifinalistas, a UEFA escolhera um dos 4 países presentes nessa fase para sediar não só a semifinal, como também a disputa do 3º lugar e a grande finalíssima.
Coube a Portugal a Dinamarca, jogando a primeira partida fora e a 2ª em casa.
A Itália recebera a Alemanha na 1ª partida.
A Croácia coube receber a França na partida de ida.
E a Holanda coube enfrentar em casa no jogo de ida a Espanha.
Os vencedores dos confrontos Dinamarca x Portugal e Itália x França se enfrentam na semifinal; assim como ocorrera com os vencedores de Croácia x França e Holanda x Espanha.
TAÇA DE PORTUGAL
Tivemos nessa semana a 4ª eliminatória da Taça de Portugal, com os principais seguintes confrontos:
22/11
Sporting 6×0 Amarante – na estreia de João Pereira como técnico, e com uma equipe mista com o lançamento de alguns jovens da base, os leões golearam o Amarante com 2 gols de Edwards, marcando ainda Trincão, Esgaio, Gyokeres e Harder
23/11
Alverca 2×2 Rio Ave (nos pênaltis, 2×4)
Arouca 1×2 Farense
Lusitano de Évora 3×2 Aves SAD
V. Guimaraes 2×0 U. Leiria
Leixões 0x2 Braga
Casa Pia 3×0 Chaves
Benfica 7×0 E. Amadora – com show de Di Maria, autor de 3 gols, um deles uma linda bicicleta, o time da Luz massacrou o time da Amadora
24/11
Famalicão 0x1 S. Clara
Moreirense 2×1 Porto – a grande zebra da rodada foi a eliminação do Porto, que saiu na frente, mas tomou a virada nos 13 minutos finais da partida
Tirsense 1×0 Brito
V. Real 0x2 Gil Vicente
Covilhã 2×3 Rebordosa
Oliveira do Hospital 4×2 Cinfães
Varzim 1×2 Elvas
A 5ª eliminatória, que deve acontecer em dezembro, marca os seguintes confrontos:
Sporting x S. Clara
Braga x Lusitano de Évora
Casa Pia x Rio Ave
Oliveira do Hospital x S. João Ver
Tirsense x Rebordosa
Gil Vicente x Moreirense
Farense x Benfica
Elva x V. Guimarães
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Sporting
Nuno Santos, por conta do incidente na decisão da Supertaça Candido Oliveira, quando estava num camarote no Estádio de Aveiro e esmurrou um vidro de proteção, com os cacos causando ferimentos em dois torcedores, pai e filha, que inclusive levou 10 pontos na cabeça; foi penalizado pelo Conselho de Disciplina da FPF, com 8 jogos de suspenção, a maior penalidade aplicada pelo órgão na última década. Vale lembrar que por conta de uma cirurgia no joelho direito o jogador já está afastado dos gramados até o final da temporada.
Como João Pereira ainda não tem os certificados obrigatórios de técnico, seu auxiliar Tiago Teixeira, que já possuiu os referidos certificados, aparecera na sumula dos jogos como treinador oficial.
Porto
Por conta dos atos de vandalismo e ameaças causados na Assembleia Geral Portista em novembro de 2023, o Conselho Fiscal e Disciplinar do Porto expulsou do seu quadro associativo os membros da torcida Super Dragões envolvidos no episódio (e por coincidência muito ligados a Pinto da Costa), Fernando Madureira, Sandra Madureira, Vitor Catão e Vitor Aleixo.
Benfica
Nessa terça, mais uma vez Renato Sanches foi afastado dos treinos por conta de uma nova lesão, que ainda está sendo avaliada para se estipular o tempo necessário para sua recuperação.
V. Setúbal
Relegado a divisão distrital, o tradicional Vitoria de Setúbal viveu nessa terça mais um dia triste em sua história. Encerrado o prazo para inscrições de chapas visando a eleição dos poderes executivos do clube no próximo dia 27, nem uma única sequer foi registrada, o que levara o presidente da Assembleia a constituir uma comissão de gestão até que novas eleições possam ser agendadas.
Portugueses pelo Mundo
Com a vitória frente a Polônia semana passada, Cristiano Ronaldo quebrou outro recorde, ou seja, o de jogador que mais vitorias obteve a serviço de uma seleção em todo o mundo, atingindo 132 triunfos e ultrapassando o até então recordista, Sergio Ramos, que contava com 131 vitorias. A esse recorde Cristiano já somava os recordes de mais jogos disputados por um selecionado (217) e mais gols marcados (135).