Por Odair Sene
No dia 14, aconteceu um evento no Teatro Municipal de São João da Boa Vista com apresentação do Rancho Folclórico da Casa de Portugal de Campinas e presença de autoridades locais, membros da entidade organizadora e convidados, para o lançamento oficial da nova Casa de Portugal de São João da Boa Vista e Região.
Nesta ocasião a direção da entidade aproveitou o evento chamado “Noite Portuguesa” para beneficiar a Santa Casa de Misericórdia Dona Carolina Malheiros com alimentos não perecíveis como ingresso.
O evento luso brasileiro contou ainda com equipe da “TV UNIÃO” de S.João da Boa Vista que fez a transmissão ao vivo da festa que contou com a presença do Cônsul Honorário de Portugal em Campinas, Pedro Peixoto e do empresário Jota Santos, ambos ligados à comunidade de Campinas e mais diretamente ao R.F. da Casa que aliás fez uma belíssima apresentação nesta noite (com apresentação do Jota Santos, devidamente trajado).
No palco o atual presidente Luiz Fernando de Abreu Ribeiro, que foi eleito em 2019, está no segundo mandato que termina em dezembro de 2024, falou aos presentes após a abertura da solenidade pelo vice Celso Araújo, que agradeceu a presença de todos e em especial dos folcloristas de Campinas.
Luiz Fernando também fez os agradecimentos e recebeu no palco seu diretor de relações Valter Ferreira, também o Dr. Miguel Coimbra Biazzo – secretário da diretoria, e o vice presidente Celso Araújo.
No entanto a história da Casa de Portugal em São João da Boa Vista não começou agora nesta noite do lançamento. Esta história (e até como forma de homenagem) começa muito antes com o Grupo Andorinhas da comunidade portuguesa, grupo que foi fundado pelo saudoso português Orlando Jorge dos Reis da Silva, que nasceu em Portugal, na freguesia de Santa Clara, concelho e distrito de Coimbra em 13 de outubro de 1940.
Orlando Jorge promoveu vários eventos da cultura portuguesa inclusive show do Roberto Leal, Expo 98, sardinhadas e vários Ranchos e Grupos folclóricos foram à cidade se apresentar. O popular ‘Seu Orlando’ faleceu em 07 de setembro de 2019, mas deixou um legado .
O atual vice presidente Celso Araújo lembrou lá do início quando começou a idealizar este projeto, em 2015. “Já o conhecia do bairro São Lázaro, onde eu nasci e fui criado. Em 10 de Junho de 2017 teve a fundação formal da ‘Comunidade Luso-Brasileira Grupo Andorinhas de São João da Boa Vista’ com os vários fundadores, como Luiz Fernando, Miguel Coimbra Biazzo, Ana Laura Camargo, Wagner Rodrigues, Sylvia Rodrigues, Roberto Panetti (o Beto que é filho do Sr. Orlando), Valdenir Carbonara, etc”, disse Celso.
Em 2019 o atual presidente Luiz Fernando de Abreu Ribeiro, que é neto de madeirenses da Calheta, assumiu o Grupo Andorinha como presidente; e nesta data de 14 de outubro de 2023 o grupo lança oficialmente o nome da CASA DE PORTUGAL DE SÃO JOÃO DA BOA VISTA E REGIÃO, localizada a 218 km da capital paulista.