Da Redação com agencias
Nesta terça-feira (14), o Sebrae, ApexBrasil, Ministério das Relações Exteriores (MRE), Confederação Nacional da Indústria e Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) – com o apoio do governo britânico – lançaram a Plataforma Brasil Exportação, idealizada para simplificar e democratizar o acesso das empresas brasileiras às exportações.
O evento aconteceu, no Pavilhão Brasil instalado no Web Summit Lisboa 2023, considerada a maior conferência de tecnologia do mundo, decorre até quinta-feira e conta com 70.236 participantes de 153 países, com 2.608 ‘startps’, o maior recorde de sempre, anunciou a organização.
A plataforma Brasil Exportação é uma ferramenta digital que vai permitir que exportadores brasileiros possam se conectar, de forma rápida e fácil, com empresas prestadoras de serviço de apoio ao comércio exterior. Participam da solenidade de lançamento o presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima; o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana; o presidente do Serpro, Alexandre Gonçalves de Amorim; o secretário de Promoção Comercial, Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura do MRE, embaixador Laudemar Gonçalves de Aguiar Neto; e o embaixador do Brasil em Lisboa, Raimundo Carreiro Silva.
A nova plataforma permite aos empreendedores encontrarem serviços diversos em um só local. A Brasil Exportação fará a divulgação dos serviços prestados pelos mais de 100 Setores de Promoção Comercial e Investimentos (SECOMs) do Itamaraty instalados em países dos cinco continentes. A ferramenta também divulga serviços de apoio à exportação para empresas de todos os portes e de todos os setores da economia brasileira.
A comunidade divulgará, ainda, produtos de toda a cadeia da exportação, desde a capacitação e promoção até o financiamento e logística. Em um ambiente digital, a empresa pode pesquisar, avaliar e favoritar serviços de sua preferência, além de interagir com os prestadores para tirar dúvidas sobre os serviços oferecidos, confira mais no site: brasilexportacao.com.br.
Pavilhão Brasil
O pavilhão Brasil na maior conferência de inovação, tecnologia e empreendedorismo do mundo é sempre muito aguardado pelos investidores. No ano passado, a lista das “trending companies” publicada no aplicativo do festival, atualizada em tempo real, mostrava que o pavilhão da ApexBrasil estava na 16ª posição entre os expositores mais buscados. Neste ano, com uma delegação ainda maior, a Agência quer destacar a crescente centralidade que a agenda de sustentabilidade ambiental tem para o país.
Esse espaço inovador e sustentável vai receber intensa programação, com foco em bioeconomia e sustentabilidade, ambiente de inovação e negócios no Brasil e mulheres e tecnologia. A abertura oficial do Pavilhão ocorre no dia 14 com a presença dos presidentes do Sebrae, da ApexBrasil, do Serpro, do embaixador do Brasil em Lisboa e do secretário de Promoção Comercial, Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura do Ministério das Relações Exteriores. Durante os três dias do evento, o palco do Brasil receberá palestrantes brasileiros para tratar de oportunidades de investimentos em inovação, sustentabilidade e diversidade.
De acordo com a Web Summit, 43% dos participantes da edição deste ano em Lisboa são mulheres e que 38% (maior número de sempre) dos oradores são do gênero feminino. Das 2.608 ‘startups’ presentes na cimeira tecnológica, “quase um terço” foram fundadas por mulheres.
Presente na delegação, a deputada federal Ana Paula Lima (PT/SC) destacou a importância da participação feminina no evento: “Vivemos em um mundo onde somos a maioria, mas em alguns espaços, a mulher ainda tem de trabalhar muito para ser notada. Na política, na inovação, na tecnologia, mas isso falta oportunidade. O Brasil voltou e chegou agora a Portugal, com uma grande delegação. O governo brasileiro está abrindo portas. Somos um celeiro de talentos, que precisam de oportunidades, como esta, no Web Summit de Lisboa”.
Convênio
O Sebrae e a Apex Brasil anunciaram ainda nesta terça-feira (14), um plano de promoção de exportações para as startups e os pequenos negócios brasileiros, convênio já assinado entre as instituições. A informação foi divulgada na inauguração do Pavilhão Brasil no Web Summit, e a formalização deste plano, que está terminando de ser estruturado, acontecerá no Brasil, na presença do presidente Lula.
O presidente do Sebrae destacou a importância de envolver diversos atores da sociedade, do Congresso Nacional à academia e sociedade civil.
Já Jorge Viana, presidente da Apex, citou que, entre os programas englobados no convênio, está o “Exporta Mais Amazônia”, que busca levar competitividade aos produtos da região e promover essas exportações: “Estamos, por orientação do Presidente Lula, negociando com o Sebrae o maior convênio para a promoção do comércio exterior do Brasil. O Sebrae é especialista em criar e desenvolver empresas e startups. Já a Apex, é especialista em apoiar empresas na internacionalização. Será o maior convênio da história do setor”.
Também no Web Summit Lisboa, nesta terça-feira, o Sebrae fechou duas importantes parcerias para ajudar startups brasileiras a receberem investimentos estrangeiros para atuar em escala. Uma delas com a 351, associação portuguesa de startups com mais de 1.600 membros, e outra com o COREangels Atlantic, fundo de investimento português que apoia empresas interessadas em expandir para outros países. Na presença de Bruno Quick; diretor-técnico do Sebrae; do presidente e da vice da 351, Fernando Jardim e Elisa Tarzia; e de Maurizio Calcopietro, do COREagels Atlantic.
O embaixador Laudemar de Aguiar Neto, secretário de Promoção Comercial, Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura do Ministério de Relações Exteriores, elogiou o nível das startups brasileiras presentes no Web Summit 2023. “Todos querem fazer negócio, todos querem ganhar dinheiro, todos querem virar unicórnio, mas é muito importante melhorar a qualidade de vida das pessoas e induzir o mesmo avanço nos outros países estivermos. Temos que aproveitar essa ponte entre Brasil e Portugal”.