Iniciativa, batizada de HES, é resultado de um projeto piloto da Organização Mundial do Turismo, OMT, e parceiros, já está em uso na Europa.
Por Mônica Villela Grayley
Rádio ONU em NY
O custo com a geração de energia em hoteis pode ser reduzido no futuro graças a uma cooperação da Organização Mundial do Turismo, OMT, e seus parceiros.
A iniciativa, batizada de HES, na sigla em inglês, recomenda a utilização de fontes de energia renováveis através de um kit disponível na internet.
O objetivo é ajudar os hoteis a encontrar formas mais eficientes de gerenciamento da energia dos estabelecimentos.
Com o kit, os hoteis poderão saber quanto estão gastando e quanto poderão economizar ao investirem em economia verde. A finalização dos testes ocorreu no mês passado em mais de 100 hoteis da Europa.
O projeto piloto foi feito em áreas de grande movimentação turística como Palma de Mallorca, na Espanha, e Bonn, na Alemanha. Segundo a OMT, o kit foi bem recebido por proprietários e gerentes dos hoteis.
Efeito Estufa
De acordo com a agência da ONU, o setor do turismo é responsável por 5% das emissões de dióxido de carbono, que causam o efeito estufa. Para a OMT, o sucesso do kit pode ajudar a mitigar o problema numa indústria que gera milhões de empregos em todo o mundo.
O objetivo do programa HES é aumentar em até 20% a eficiência energética em hoteis de capacidades pequena e média na Europa, e elevar em até 10% o uso de energias renováveis pelos estabelecimentos participantes.
Após a Europa, o programa deve ser lançado em outras partes do mundo já nos próximos anos. Saiba mais em www.hotelenergysolutions.net.