Arquivo/Mundo LusíadaNo dia 29 de março passado, transcorreram as eleições na Casa de Portugal, na Av. Liberdade, cidade de São Paulo, sendo a Diretoria e Conselheiros Postulada para o Biênio de 2007/2008 por unanimidade de votos eleita. Assumiu, portanto, a presidência da tradicional e gloriosa associação da comunidade portuguesa “Casa de Portugal de São Paulo”, o Economista Sr. Antonio Julio de Machado Rodrigues, entre nós conhecido de tantos anos e trabalho, como Julio Rodrigues.
O Dr. Julio Rodrigues é nascido em Oura-Vidago, na Província de Traz os Montes, emigrante em tenra idade, veio para o Brasil em companhia dos pais, tendo estabelecido suas primeiras raízes na Vila Guilherme, mais tarde no Tremembé e durante sua infância e juventude sempre residiu na Zona Norte, tendo estudado o primário, secundário e colegial no Colégio Estadual de Santana.
Sua longa carreira bancária inicia-se no Banco Mercantil de São Paulo S.A. e dentro os importantes cargos que ocupou, destacamos Presidente do Consolidated Bank, Nova Iorque – USA; Vice Presidente Internacional do Banco Consolidado, Caracas – Venezuela; Sênior Vice-Presidente do Banco Português do Atlântico, Miami-Fl; Executive Vice Presidente e Regional do Banco Comercial Português, Nova Iorque; Presidente do Banco Comercial Português/Banco Português do Atlântico, São Paulo; Presidente do Banco Wachovia, São Paulo, e atualmente Presidente do Banif – Banco Internacional do Funchal (Brasil), S.A.
Sua vida internacional começou em 1979, quando foi estudar na escola bancária do Union Bank of Switzerland, em Wolfsberg na Suíça, com estágios no Manufacturers Hanover Trust Co. e no Swiss Bank Corporation, ambos em Nova Iorque, onde fez cursos de educação continuada na New York University e Universidade de Bridgeport. Sempre esteve ligado ao Brasil profissionalmente, porém nos últimos 25 anos, viveu mais no exterior do que no Brasil.
Regressou ao Brasil em 2001, aceitando o desafio do desenvolvimento da Banca Comercial do Grupo Banif no Brasil. Como todos nós sabemos e hoje é uma realidade, o Banif Brasil já ocupa posição de destaque no cenário brasileiro, incluído na lista do Ministério da Fazendo / Banco Central do Brasil, como uma das Cinqüenta Maiores Instituições Financeiras do Brasil.
Nunca esteve longe dos seus amigos luso-brasileiros, muito menos da Casa de Portugal, da qual já fora Conselheiro e nestes últimos cinco anos bastante assistiu a Casa, uma vez que o Grupo Financeiro Banif, tem um comportamento altamente comprometido e responsável com a Comunidade, com a divulgação das coisas Portuguesas e com a sua Filantropia. No último Biênio em que exerceu a Presidência da Casa, tivemos festas marcantes de aniversário e de Natal, com serviço a francesa, com a participação de artistas de primeira grandeza como Vitorino, Roberto Leal, Ângela Maria e Joana, além do que é mais importante, com a maciça presença dos associados.
Trabalhou a Diretoria da Casa, para trazer ao Brasil as imagens televisivas das mais importantes partidas de futebol do Campeonato Português de 2006/2007, com cocktail na Casa de Portugal, com a importante contribuição que nos é dada pela Rede Cultura, presenteando-nos com as transmissões ao vivo. Também aconteceram lançamentos de diversos livros e eventos culturais, culminando com concorrido cocktail no lançamento da novela Paixões Proibidas da Rede Bandeirantes de Televisão.
Além de toda atividade sócio-cultural, devemos mencionar a felicidade de vermos a Casa cheia durante a copa do Mundo no ano passado, nunca foi tanto divulgada no rádio e televisão brasileira e outros meios de comunicação a nossa Casa, ocasião em que pudemos mostrar toda a nossa felicidade e a nossa coesão associativa. Desejamos ao amigo Dr. Julio Rodrigues, muitas felicidades na direção da Casa de Portugal e que tenhamos sempre uma agenda forte e ativa, para que possamos marcar sempre a nossa presença cultural neste país que tanto amamos.