Da redação com Lusa
O primeiro-ministro de Portugal, José Sócrates, disse estar “orgulhoso” pela atuação da seleção de Portugal, mesmo depois da derrota nas semifinais frente à França, na quarta-feira, 05 de julho.
João Abreu Miranda/Lusa
O Primeiro Ministro José Sócrates e o seu homólogo Primeiro Ministro francês Dominique de Villepin durante o jogo em Munich, Alemanha
“Estou muito orgulhoso da seleção portuguesa e acho que todos os portugueses também podem ter orgulho nela. Esta seleção fez muito pelo nome de Portugal”, afirmou José Sócrates em entrevista à televisão SIC, no estádio em Munique.
Sócrates elogiou toda a equipe de Scolari, os jogadores, e a partida contra a França que “demonstrou toda a classe”. “Custa perder sem sorte. A França esteve 45 minutos à defesa. O próprio primeiro-ministro francês felicitou-me pela exibição portuguesa”.
O português realçou ainda que Portugal conseguiu um lugar entre as melhores seleções do mundo com “inteira justiça”. A seleção de Scolari está atualmente entre as quatro melhores da Copa do Mundo de Futebol.
O presidente da FPF (Federação Portuguesa de Futebol) Gilberto Madaíl, também elogiou a atuação dos portugueses. Para ele, apesar de ter perdido a partida da semifinal, Portugal “caiu de pé” frente à França.
“O que prometemos aos portugueses cumprimos. Portugal caiu de pé. Demonstramos aqui que o sonho podia ter sido concretizado. Vamos agora procurar um lugar de honra”, afirmou em entrevista à televisão SIC, em Munique, na Alemanha.
Madaíl não comentou sobre a arbitragem do uruguaio Jorge Larrionda mas parabenizou o time português. “A França só defendeu na segunda parte. Nos minutos finais a França não estava assustada, estava aterrorizada” comentou.
Mídia portuguesa
A imprensa portuguesa também expressou orgulho pela atuação da Seleção Portuguesa nesta Copa do Mundo, apesar da eliminação na semifinal. Os jornais vêm divulgando que o time do brasileiro Luiz Felipe Scolari lutou muito, e conseguiu estar entre os quatro melhores do mundo.
Nesta semana, as manchetes portuguesas destacaram o goleiro Ricardo como “herói” pela sua atuação e o pênalti do francês Zidane quase defendido; a má arbitragem e a falta em cima de Cristiano Ronaldo, que acabaria em pênalti para Portugal.
Ainda, a equipe que sempre vai estar no coração dos portugueses, e o histórico feito por Portugal neste evento futebolístico mundial.
Leia também:
• Cavaco Silva assiste jogo de Portugal na Alemanha