Por Ronaldo Andrade
O conselheiro das Comunidades Portuguesas, José Duarte de Almeida Alves, reuniu, ao lado da esposa Maria de Fátima, aproximadamente 200 convidados para celebrar seu aniversário – comemorado no dia 20 de maio, sendo a festa realizada no dia 22 – no ‘Convívio do Fado entre Amigos’, na sede cultural do Centro Cultural Português, no Centro Histórico de Santos.
No evento, a advogada e candidata à deputada pelo círculo de Fora da Europa pelo PS, Carolina Almeida, que é assistente do chefe de posto consular do Consulado Geral de Portugal em São Paulo, apresentou sua candidatura: “Uma das minhas propostas, caso eleita, é estender a qualidade de atendimento de nosso consulado, facilitando o acesso às pessoas, além de propor a simplificação do processo de votação, já que o voto por postagem é complicado”, declarou.
Em relação ao momento vivido por Portugal, Carolina, nascida em Mirandela e que emigrou para o Brasil aos três anos de idade, afirmou: “A crise econômica não é só em Portugal, mas também na Irlanda e na Grécia, resultante da crise econômica mundial. A oposição inviabilizou o governo, não foi solidário com os portugueses, só se preocupou em se aproveitar da situação para conseguir o poder”, disse.
Sobre as eleições, José Duarte declarou: “É importante estimular a participação cívica dos eleitores. Como conselheiro das Comunidades Portuguesas, tenho de ser apartidário. Entretanto, com todo o respeito aos outros postulantes, temos de apoiar candidatos emigrantes, vestir a camisa e levantar a bandeira da emigração”.
No final da festa, os convidados cantaram o Parabéns a Você e se confraternizaram, ao som do tecladista Marcus Victor e das fadistas Marly Gonçalves e Emília Bastos, portuguesa de Vale de Cambra que veio especialmente para o evento, convidada por José Duarte.