Da Redação
A Academia Internacional da Gastronomia distinguiu o chef português José Avillez como o “melhor cozinheiro do ano”, uma das premiações mais importantes da gastronomia internacional.
Com duas estrelas Michelin e, com este Grand Prix de l’Art de la Cuisine, José Avillez junta-se a chefs como Alex Atala, Joan Roca, Alain Ducasse ou Heston Blumenthal.
“Com muita satisfação que recebo o Grand Prix de L’Art de la Cuisine e me junto a um grupo de chefs, onde encontro tantas das minhas referências”, diz José Avillez, ao jornal Expresso.
“Temos trabalhado com o objetivo de promover a gastronomia Portuguesa no mundo e este prêmio é um importante reconhecimento do caminho feito”, declarou o chef português.
Segundo José Bento dos Santos, vice-presidente da Academia Internacional de Gastronomia, o prêmio é o “maior reconhecimento que se pode obter a nível internacional”.
Ao jornal, Santos disse que essa é uma conquista construída ao longo dos últimos 15 anos. O Grand Prix de L’Art de la Cuisine é agora “uma grande pressão para uma terceira estrela Michelin” defendeu.
Já a Academia Portuguesa de Gastronomia destacou que “a primeira vez que um português vence tamanha distinção, confirmando as críticas que José Avillez vem recebendo dos gastrônomos mais exigentes que já clamam pela mais que merecida terceira estrela no Michelin”.
O prêmio “vem definitivamente colocar a gastronomia portuguesa ao lado das melhores do mundo, provando que o trabalho iniciado há alguns anos por esta nova geração dos chefes portugueses está a ser consagrada além fronteiras ao mais alto nível”, refere a nota.
Do Restaurante Belcanto, o chef José Avillez já se tornou o primeiro chefe de cozinha português a conquistar duas estrelas Michelin.