Jornada em SP será a primeira no Brasil dedicada à obra de José Saramago

Da Redação

O escritor português José Saramago, falecido em 2010, comemoraria em novembro 95 anos de idade se estivesse vivo. Para homenageá-lo, o Grupo de Pesquisas em Dramaturgia e Cinema (GPDC) da Faculdade de Ciências e Letras- Campus de Araraquara, liderado pela Profa. Dra. Renata Soares Junqueira, organiza na próxima quinta-feira, dia 30, a Jornada Saramaguiana 95.

O evento propõe discutir e celebrar intensamente as diversas faces da obra de um dos mais importantes romancistas da história da língua portuguesa.

Pela manhã, a poesia do autor será discutida pelo Prof. Dr. Antonio Donizeti Pires Pires e sua crônica pela Profa. Dra. Ana Carolina Cangemi. À tarde, após a exibição do filme Ensaio sobre a Cegueira (do diretor brasileiro Fernando Meirelles), Renata coordenará um debate sobre a obra. À noite, o discurso proferido por Saramago na recepção do Prêmio Nobel será analisado pelo Prof. Me. Michel Reis, ao que se seguirá a comunicação do Prof. Dr. Fernando Brandão dos Santos, que analisará In Nomine Dei, uma das peças do teatro saramaguiano.

Para encerrar, Marco Abrão Conte, orientando de Renata, – que esteve com Pilar Del Río em Lisboa em março deste ano e desenvolve pesquisa sobre sua dramaturgia – falará sobre o ensaio Democracia e Universidade, de 2005, no qual o autor português afirma que a democracia ocidental está, dentre outras coisas, sequestrada e amputada.

O evento – apoiado pelo Departamento de Literatura e divulgado até pela Fundação José Saramago (Lisboa) – será realizado a partir das 10h no Anfiteatro D da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara – Unesp. Mais informações com o GPDC – Grupo de Pesquisas em Dramaturgia e Cinema
através do e-mail: [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *