Da Redação
A joalharia portuguesa comemora o bom momento das exportações e sua renovação. As empresas tradicionais têm vindo a modernizar-se e a adaptar-se às novas tendências de consumo. Paralelamente, surgem novos designers com conceitos arrojados e abordagens inovadoras.
Segundo a AORP – Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal, este mês começou com a maior participação de sempre da joalharia portuguesa num evento internacional. Foram 17 empresas nacionais marcando presença na BIJORHCA, em Paris, de 2 a 5 de setembro.
“A internacionalização ainda é um processo recente para as empresas nacionais de joalharia, mas o crescimento tem sido muito rápido. Desde 2008, as exportações aumentaram 500% e a expectativa é que esta trajetória venha a acentuar-se nos próximos anos”, refere Fátima Santos, Secretária-geral da AORP.
A BIJORHCA Paris é uma das feiras mais sedutoras para as empresas que procuram novos mercados na Europa. “Este é um dos principais eventos do setor, reunindo compradores de toda a Europa e do mundo. É uma montra privilegiada para darmos a conhecer as joias portuguesas e as empresas portuguesas têm sido muito bem-sucedidas”, acrescenta a responsável da Associação.
Além de reunir o maior número de empresas nacionais de sempre, esta edição da BIJORHCA trouxe pela primeira vez o espaço “Portuguese Jewellery Newborn”, plataforma criada para promover os novos talentos da joalharia portuguesa. Neste espaço estiveram 6 marcas de jovens designers nacionais, Ana João, Cecília Ribeiro, Lia Gonçalves, Maria do Vale Design, Mater Jewellery Tales e Minha Joia Atelier.
Paralelamente, estiveram representadas, com o apoio da AORP, mais 11 empresas portuguesas: Astorga, BMB Jewels, Bruno da Rocha, Coquine, Famiprata, Galeiras, Iglezia,Inês Telles, Marco Cruz Joalheiro, Our Sins e Styliano Jewellery.
Sendo um dos setores de maior tradição em Portugal, a joalharia portuguesa gera atualmente um volume de negócios na ordem dos mil milhões de euros e é composto por cerca de 5.000 empresas, na sua maioria micro e pequenas empresas.
Logo depois de Paris, Vincenza e Londres, a joalharia portuguesa voou até Madrid para participar no principal evento do setor no mercado espanhol. De 7 a 11 de setembro, a Madridjoya e Bisutex, também contaram com a participação de empresas portuguesas.