Por Emídio Tavares
Diferentemente do que foi divulgado pelas mídias sociais da Associação Portuguesa de São Paulo, que citou o novo contratado para dirigir todas suas categorias de base como ex-jogador com passagens pela Seleção Portuguesa, João Manuel Pinto Tome (ex-zagueiro de 42 anos) só teve uma única passagem vestindo a camisa de Portugal, na década de 90.
O famoso João Pinto (João Manuel Vieira Pinto) e conhecido no mundo do futebol com inúmeras passagens pela Seleção Portuguesa (mais de 80 jogos vestindo a camisa da seleção das cinco quinas), continua em Portugal e prestando serviços como dirigente da Federação de Futebol daquele país.
O verdadeiro contratado teve passagens por Belenenses, Porto e Benfica e vem para o clube luso com o intuito de implantar nas categorias de base os novos conceitos utilizados no futebol europeu.
Segundo divulgou o clube, o trabalho terá início em março, mas em 12 de fevereiro, em Lisboa, o português recebeu Carlos Ferreira, coordenador de Marketing da Portuguesa. “Tive a sorte de trabalhar com grandes mestres do futebol. Sabemos que as melhores escolas e academias estão hoje na Europa, então acho que é preciso aproveitar no Brasil os conceitos novos utilizados aqui”.
No Canindé, ele terá o apoio de Carlos Eiki, Gerente de Futebol Integrado, e dos treinadores da base (Anderson, Alex Alves e Bigu): “A Portuguesa tem uma tradição enorme, e espero vencer no Brasil. Faremos um trabalho altamente técnico, utilizando ideias específicas para cada posição desde a categoria mais jovem até o principal” declarou.