Por Ronaldo Andrade
Organizado por Celeste Mendes, esposa do cônsul-honorário de Portugal em Santos, Armênio Mendes, o jantar em prol da Escola Portuguesa reuniu aproximadamente 700 convidados no salão do Mendes Convention Center, em Santos, revertendo doação de R$ 50 mil à entidade.
Celeste Mendes estava bastante feliz devido ao sucesso do evento, que começou em 2008 e já está em sua 6ª edição: “Agradeço as pessoas que prestigiam e compram nossos convites, pois ajudam a manter a Escola Portuguesa”, afirmou.
O presidente da entidade, Fernando Martins, destacou o empenho da anfitriã: “A Celeste, além de ser uma grande amiga minha e das crianças, sempre ajuda a Escola Portuguesa, estando presente conosco em nossas atividades. Somos muito gratos a ela e também ao Sr. Armênio”, afirmou.
O evento teve apresentação musical da Johnny Brazilian Band e sorteios de duas viagens, oferecidas pela Mendes Tur, ao Nordeste e a Portugal, além do sorteio de uma joia Vivara e também de duas bicicletas, oferecidas pela Porto Seguro.
Escola Portuguesa
A Escola Portuguesa foi fundada em 24 de Julho de 1921. Atualmente atende 168 alunos, oferecendo educação pré-escolar gratuita, com aulas de informática, assistência odontológica, material didático, refeições e uniformes de verão e inverno.
A partir de 1986, a Escola Portuguesa passou a atender exclusivamente crianças com idades entre três e seis anos, moradoras das localidades do Centro, Monte Serrat, Paquetá e Vila Nova.
A Escola recebe subvenção mensal da Prefeitura Municipal de Santos, além de doações feitas pela comunidade, contribuições de colaboradores (os chamados padrinhos) e recursos recolhidos no Bazar da Pechincha.