Por Ronaldo Andrade
Organizado por Celeste Mendes, o jantar em prol da Escola Portuguesa, realizado no dia 17 de junho no Mendes Convention Center, em Santos, arrecadou R$ 75 mil à entidade, que atende crianças entre três e seis anos, moradoras dos bairros do Centro, Monte Serrat, Paquetá e Vila Nova, totalizando 108 alunos.
Em seu discurso, Celeste Mendes agradeceu aos 900 convidados que prestigiaram o evento, abrilhantado pela apresentação da Johnny Brazilian Banda e que chega à sua 9ª edição: “Muito obrigado ao público que colabora com o trabalho realizado pela Escola Portuguesa”, disse.
O presidente da entidade, José Augusto do Rosário, se mostrou bastante grato pela contribuição oferecida pelos apoiadores, convidados e pela anfitriã: “Agradeço às empresas que apoiaram o Jantar, a cada uma das pessoas que adquiriram convites, sendo que algumas nem foram, apenas compraram para colaborar com a Escola Portuguesa. Também gostaria de dizer muito obrigado pelo empenho da D. Celeste Mendes, que conhece o trabalho sério que fazemos lá, e que por isso não mede esforços para nos ajudar. A festa foi maravilhosa e o valor arrecadado ajudará na manutenção da entidade”, declarou.
Além de educação pré-escolar gratuita, a Escola Portuguesa oferece uniformes de verão e inverno, disponibilizados pela Prefeitura Municipal de Santos, aulas de Informática Educativa, material didático e refeições. A entidade também recebe doações da comunidade, subvenção da Prefeitura e contribuições de colaboradores, os chamados padrinhos.
Os próximos eventos da Escola Portuguesa serão a solenidade na Câmara Municipal de Santos, no dia 2 de agosto, em comemoração ao 95 ̊ aniversário da entidade, e a churrascada beneficente, no mês de setembro.
A Escola Portuguesa foi fundada em 24 de Julho de 1921, com “finalidade de difundir a instrução desde a tenra idade”. Em 1971, teve que interromper suas atividades, mas, em 1986, representantes da comunidade luso-brasileira decidiram reabrir o estabelecimento, assumindo sua direção. Nesta fase, a Escola Portuguesa passou a atender, exclusivamente, crianças, com idades entre três e seis anos, residentes nas áreas do Paquetá, Vila Nova, Centro e Monte Serrat.
Atualmente, contamos com 108 alunos, sendo 60 no período parcial e 48 no integral. Além de educação pré-escolar gratuita,oferecemos uniformes de verão e inverno, disponibilizados pela Prefeitura Municipal de Santos/São Paulo, material didático, refeições e aulas de Informática Educativa. A Escola recebe contribuições de colaboradores (os chamados padrinhos), doações feitas pela comunidade e subvenção da Prefeitura Municipal de Santos/SP.