Da Redação
A Câmara Portuguesa de São Paulo, uma das principais câmaras de comércio do Brasil, celebrou seu 105º aniversário em um jantar realizado para quinhentos empresários e membros da comunidade luso-paulistana, no dia 23 de novembro. Durante o evento, foi entregue o prêmio de personalidade do ano para a família do empresário Américo Amorim, falecido em julho de 2017, por sua contribuição no desenvolvimento comercial entre Brasil e Portugal.
A cerimônia contou com a participação de personalidades de ambos os países, como Augusto Ernesto dos Santos Silva, Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Jorge Cabral, Embaixador de Portugal, João Cravinho, Embaixador da União Europeia no Brasil, Paulo Lourenço, Cônsul Geral de Portugal em São Paulo e o Prefeito da cidade de São Paulo, João Doria.
Paula Amorim representou o pai na cerimônia e recebeu das mãos do atual Presidente da Câmara, Miguel Setas, que homenageou o empresário com uma breve retrospectiva de sua trajetória profissional. Considerado o “Rei da Cortiça” e um dos empresários mais renomados Portugal, Amorim nasceu em Mozelos, próximo a cidade do Porto em 1934 e, desde 1960, foi responsável por uma série de investimentos nos ramos corticeiro, hoteleiro, bancário e petrolífero de Portugal. Entre seus negócios, destaca-se a fundação do SPI (atual Banco Português de Investimento) e investimentos no setor petrolífero brasileiro por meio da Galp, além da participação no Banco Luso Brasileiro e em empreendimentos imobiliários na Bahia.
Comenda do Centenário
Durante a cerimônia, Paulo Lourenço, Cônsul Geral de Portugal em São Paulo, também foi homenageado com a Comenda do Centenário, o mais alto galardão da comunidade luso-brasileira. A homenagem foi proposta pelo Comitê de Conselheiros Natos, composto por ex-Presidentes da Câmara Portuguesa, como uma forma de profundo reconhecimento pela excelente representação diplomática exercida pelo Cônsul nos últimos cinco anos.
Paulo Lourenço foi responsável por uma gestão de inovação e eficácia, que transformou o Consulado Geral de São Paulo no que mais emite cidadanias portuguesas no mundo. Teve um papel muito importante na internacionalização das empresas portuguesas, atuou como importante mediador para as relações econômicas luso-brasileiras, estabelecendo parcerias com a Prefeitura que resultaram em melhorias para a cidade, como a revitalização das fachadas do Theatro Municipal. Também não mediu esforços para firmar o Consulado como um espaço cultural e divulgar a marca de Portugal em São Paulo, realizando uma série de eventos e exposições como o Experimenta Portugal, uma iniciativa anual, realizada nos últimos três anos, que já reuniu 300 mil pessoas, promovendo a aproximação dos países de língua portuguesa, principalmente a comunidade presente na capital paulista.
A Câmara Portuguesa de Comércio é uma entidade que tem como objetivo promover, assessorar o comércio e incentivar o desenvolvimento dos negócios e das relações econômicas e sociais entre Portugal e o Brasil, além de realizar encontros, seminários, palestras e missões empresariais visando o aprimoramento das relações bilaterais, bem como o intercâmbio tecnológico, cultural e turístico dos dois países.