Ronaldo Andrade De Santos para Mundo Lusíada
Ronaldo Andrade
Rogério dos Santos Vieira, vice-cônsul de Portugal; Alberto Tavares Barreiro, presidente do Centro Português; João Paulo Tavares Papa, prefeito de Santos; Armênio Mendes, presidente do Conselho Deliberativo; Ernesto Vieira, ex-presidente do Centro Português; e Ademir Pestana, vereador santista e presidente da Sociedade Beneficência Portuguesa
O Centro Português de Santos comemorou no sábado, dia 1º de dezembro, seu aniversário de 112 anos de fundação. O jantar, realizado no salão camoniano da entidade, reuniu cerca de 250 convidados, que assistiram a apresentação do conjunto Art Zago Show e também de fadistas, que interpretaram clássicos da música lusitana.
No evento foram homenageados o prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa, e o vice-cônsul de Portugal Rogério Vieira dos Santos, que destacou a importância do Centro Português: “É de grande valor e um marco para a comunidade portuguesa”.
O presidente Alberto Tavares Barreiro ressaltou a história, lembrando que a instituição serviu de amparo aos imigrantes que chegavam: “É um orgulho para a Cidade. Muitas personalidades portuguesas passaram por cá, como por exemplo o presidente Cavaco Silva”.
Na festa, Tavares disse que há um plano para a restauração do prédio que abriga a entidade. “Estamos tentando conseguir recursos através da lei Rouanet, do Ministério da Cultura, e também do Alegra Centro” – programa da Prefeitura Municipal de Santos que concede isenções fiscais para projetos de revitalização e desenvolvimento do Centro Histórico.
Presenças de José Duarte de Almeida Alves, presidente da Sociedade União Portuguesa; Ernesto Vieira, ex-presidente do Centro Português; João Caldas Fernandes, presidente do Partido Social Democrata – Seção São Paulo; Armênio Mendes, presidente do Conselho Deliberativo do Centro Português; Wânia Seixas, Secretária Municipal de Turismo de Santos; Ademir Pestana, vereador santista e presidente da Sociedade Beneficência Portuguesa.