“Janelas Portuguesas” na abertura dos 77 anos da Casa de Portugal

Mundo Lusíada

Paulo Machado, Julio Rodrigues, Hênio de Souza e o cônsul Paulo Lourenço.

Ao Mundo Lusíada, o artista Hênio de Souza falou sobre a abertura do aniversário da casa com a sua exposição. “É uma grande honra estar aqui na comemoração do aniversário de 77 anos da Casa de Portugal. Jamais imaginaria que uma exposição minha fosse ter tamanha honraria”.

A exposição surgiu após um concurso da Pousadas de Portugal em 2001, no qual ele venceu e ganhou uma viagem a Portugal. Hênio ganhou o concurso com a foto de uma janela tirada de dentro da Pousada do Freixo tendo o Rio Douro ao fundo. Depois disso, surgiu a ideia de mostrar Portugal através das janelas. “A ideia principal é desmistificar que Portugal é um país velho, que não tem atrativo turístico além de museus e igrejas, e mostrar o país que mantém sua cultura e tradição, preserva sua história, mas que também evoluiu ao longo do tempo” diz o artista citando que a arquitetura é uma das formas de mostrar a evolução de um país.

Descendente de português, Hênio reuniu um acervo de 2 mil fotografias que se resumiu em 24 imagens para a exposição. “Através do Turismo de Portugal, nós montamos um roteiro de lugares onde eu pudesse passar para fazer os meus registros, mas não eram lugares pré-determinados. Por onde eu passava que tinha uma janela que se encaixava na ideia da exposição, eu fotografava. Portugal tem um cenário tão rico para fotografia que todos os lugares têm uma história para mostrar” diz ele sem eleger uma foto preferida. Nessa viagem que fez de norte a sul de Portugal já foi difícil eleger as 24 imagens, conta.

“A arquitetura portuguesa é internacional, é quase transcendental. Se olharmos para trás na história, nos últimos cinco séculos antes da fundação do nosso país, quando vieram os primeiros visigodos, nós começamos a receber tipos de construção mais austera, mais elevadas, depois vieram os árabes, e começaram com uma arquitetura muito personalizada, todo aquele relicário e desenhos no azulejo, eles que começam a criar no azulejoem Portugal. Nossosprédios mais antigos, no Porto e em Lisboa, já começam a ter grande impacto árabe. Depois da fundação do nosso país, importamos os grandes arquitetos da época, que faziam os grandes projetos na Europa, quando fizemos nossas obras mais bonitas” relata o presidente da Casa de Portugal, Julio Rodrigues, quem elogiou o projeto e a exposição aberta no aniversário da casa.

“É apaixonante porque as Janelas mostram a nossa alma. Somos um povo muito objetivo mas não deixamos de ser muito românticos. A janela portuguesa é a simplicidade, e é linda. O projeto é fantástico. Quem não viu que venha ver, porque Portugal é simples mas é muito lindo” diz Dr. Julio Rodrigues.

Leia mais em: 77 anos de Casa de Portugal comemorados com cultura e fado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *