Da Redação
A UCCLA – União das Cidades Capitais da Língua Portuguesa promoveu, entre 7 e 8 de novembro, o IV Encontro de Escritores de Língua Portuguesa, em Natal, Rio Grande do Norte. O evento tem como tema geral “Os prazeres da vida”, trazendo três subtemas centrais: “A literatura e o humor”, “A literatura e a gastronomia” e “A literatura e o erotismo”.
Germano de Almeida (Cabo Verde), Luís Carlos Patraquim (Moçambique), Alice Goretti Pina (São Tomé e Príncipe), Celina Oliveira (Macau), António Fonseca e Jorge Marques Bela (John Bela) (Angola), Afonso Cruz, João de Melo, José Carlos de Vasconcelos, Mário Zambujal, Nuno Camarneiro e Ricardo Araújo Pereira (Portugal) estão entre os nomes participantes. A edição deste ano integra-se ao Festival Literário de Natal (organizado pela Prefeitura de Natal), de 6 a 9 de novembro.
O Festival Literário de Natal reúne a produção das maiores editoras do Estado. A primeira edição do Festival Literário de Natal (Flin) encantou o público presente com debates sobre literatura e o recital da cantora Marina Lima e do poeta Antônio Cícero, na Praça Augusto Severo, na Ribeira.
PREFEITURA
Em cerimônia realizada na manhã de 07 de novembro, no Salão Nobre do Palácio Felipe Camarão, o prefeito Carlos Eduardo recebeu os escritores e jornalistas participantes do Festival Literário de Natal.
Na ocasião, assinou o decreto que institui o Grupo de Trabalho (GT) para elaboração do Plano Municipal do Livro, da Leitura, da Literatura e das Bibliotecas (PMLLLB) para o Município de Natal. O evento contou com as presenças do embaixador de Portugal, Francisco Ribeiro Telles, do cônsul honorário de Portugal em Natal, Francisco Lammy, do secretário geral da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA), Vitor Ramalho e da diretora do Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE), Cláudia Santa Rosa.
“É grande a nossa satisfação estar aqui com dois acontecimentos importantes para Natal. Quero dizer que a participação dos escritores de língua portuguesa de Moçambique, Angola, Cabo Verde e demais cidades só fazem engrandecer esse encontro” salientou o prefeito. “Isso mostra a nossa decisão de transformar esse festival numa referência não só para Natal mais para todos os países participantes”.
No dia 05, a UCCLA se reuniu no salão nobre do Palácio Felipe Camarão. Os membros da entidade deliberaram sobre o orçamento da organização para o ano de 2014, e debateram os projetos que serão financiados com os recursos da UCCLA. O prefeito de Natal participou da parte final da reunião que ainda teve a presenças do secretário chefe do Gabinete Civil, Sávio Hackradt e do secretário municipal de Turismo, Fernando Bezerril.
O prefeito Carlos Eduardo desejou boas-vindas à comitiva da UCCLA e colocou a Prefeitura do Natal a disposição da entidade. O cônsul de português, Francisco Lamy afirmou que “o consulado sente-se honrado em participar da 4ª edição do encontro de escritores”.
O presidente da Comissão, Ulisses Correia, agradeceu o acolhimento recebido e ressaltou que a UCCLA tem uma preocupação muito forte em apoiar projetos que levem cultura e arte para a população das cidades que recebem projetos e tutela da organização. O IV Encontro de Escritores de Língua Portuguesa que este ano foi agregado ao Natal em Natal, é um espaço importante para a divulgação dos costumes e manifestações culturais das comunidades de Língua Portuguesa.
O evento, na capital do Rio Grande do Norte, reuniu nomes reconhecidos nacionais e internacionalmente nas áreas da literatura e da linguística, em torno do intercâmbio entre os escritores de língua portuguesa dos diferentes continentes.
Entre as diversas atividades, cinema, encontros da comunidade escolar e universitária de Natal com os escritores presentes no Festival, uma feira do livro, uma feira gastronômica também estiveram na programação. Saiba mais sobre o evento em www.uccla.pt.