Mundo Lusíada
O governo brasileiro divulgou o Relatório Consular Anual, que traz as estimativas das comunidades brasileiras no exterior, com base em dados de 2023.
O relatório aponta que o número de brasileiros no exterior soma 4,9 milhões, aumento de 8,8% em relação a 2022. As comunidades mais numerosas estão concentradas nos Estados Unidos, Portugal, Paraguai, Reino Unido e Japão.
Os dados do Ministério das Relações Exteriores, segundo o documento “Comunidades Brasileiras no Exterior”, trata-se de estimativa com base em insumos relativos ao ano-base de 2023, enviados pelos postos do Itamaraty no exterior.
Conforme revela o documento, os cerca de 4,9 milhões de brasileiros e brasileiras residentes no exterior teve aumento de cerca de 400 mil pessoas, em relação ao ano anterior. Em termos de população, as comunidades brasileiras no exterior equivaleriam, segundo o Censo 2022, ao 13º mais populoso estado da Federação.
Os cinco consulados-gerais em cujas jurisdições estão as maiores concentrações de brasileiros (Nova York, Boston, Miami, Lisboa e Londres) cobrem mais de 1,8 milhão de cidadãos, número equivalente, segundo o censo 2022, à oitava mais populosa cidade brasileira.
As comunidades mais numerosas estão concentradas nos Estados Unidos, Portugal, Paraguai, Reino Unido e Japão. Os brasileiros nos EUA representam mais de 40% do total de nacionais no exterior. Na Europa (cerca de 28% do total de brasileiros expatriados), as jurisdições com maiores comunidades são as dos consulados-gerais em Lisboa e em Londres.
A estimativa do órgão é que 513.000 mil brasileiros em Portugal formam a segunda maior comunidade brasileira no exterior, por país, atrás dos Estados Unidos que abrange mais de 2 milhões de pessoas. Por jurisdição, estão 320.000 em Lisboa, 160.000 no Porto, e 33 mil em Faro, segundo o documento.
Na América do Sul, a comunidade mais expressiva encontra-se no Paraguai, concentrada principalmente na jurisdição do Consulado-Geral de Ciudad del Este. Na Ásia, o Consulado-Geral de Nagoia segue como o posto com o maior número de nacionais sob sua responsabilidade.
Lusófonos – Já na África, a maior comunidade brasileira está em Angola, com 25.000 integrantes. Entre os países da CPLP, aparece ainda Moçambique com 3.240, Cabo Verde e Guiné-Bissau, cada um com 350 brasileiros inscritos, 136 em São Tomé e Príncipe, e 45 na Guiné Equatorial. Na Ásia, a estimativa é de 140 brasileiros em Timor-Leste.
O relatório completo com os dados do levantamento poderá ser acessado no Portal Consular, por meio do link >>