Da Redação com Lusa
A taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) baixou para 8,2% em fevereiro, face aos 8,4% de janeiro, segundo a estimativa rápida avançada hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
De acordo com o INE, “tendo por base a informação já apurada, a taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) terá diminuído, pelo quarto mês consecutivo, para 8,2% em fevereiro de 2023, taxa inferior em 0,2 pontos percentuais (p.p.) à observada no mês anterior”.
Quanto ao indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) terá registrado uma variação de 7,2% em fevereiro (7,0% no mês anterior).
O INE acrescenta que a taxa de variação média nos últimos 12 meses foi de 8,6% (8,2% no mês anterior).
Já o Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português terá registrado uma variação homóloga de 8,6% no mês em análise, mantendo-se igual à verificada em janeiro.
PIB português
A economia portuguesa cresceu 6,7% em 2022, a taxa mais elevada desde 1987, e 3,2% em termos homólogos no quarto trimestre do ano passado, informou também o INE.
Nas contas nacionais trimestrais hoje publicadas, o instituto estatístico manteve a variação de crescimento de 6,7% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2022, divulgada em 31 de janeiro, que se situa uma décima abaixo da previsão do Governo: No final de dezembro, o ministro das Finanças, Fernando Medina, tinha afirmado estar convicto que Portugal iria finalizar “o ano de 2022 com um crescimento [da economia] de cerca de 6,8%”.
Esta taxa fixa-se, contudo, acima dos 6,5% estimados no Orçamento do Estado para 2023 (OE2023), que deu entrada no parlamento em outubro passado.
No que se refere ao quarto trimestre de 2022, o INE reviu em alta a expansão homóloga do PIB para 3,2% (face aos 3,1% estimados em janeiro e desacelerando face aos 4,8% do terceiro trimestre) e a variação em cadeia para 0,3% (taxa idêntica à do trimestre anterior e acima dos 0,2% avançados na estimativa de janeiro).