Da Redação
No âmbito das comemorações do bicentenário da independência, a Vice-cônsul de Portugal, Susana Pereira, a convite do Prefeito de Curitiba, Rafael Greca, participou da inauguração da escultura em bronze representando D. Pedro e o Brasil, obra do artista Rafael Sartori no Memorial de Curitiba.
O Memorial de Curitiba, no Setor Histórico, ficará até o fim do ano inteiramente dedicado ao Bicentenário da Independência do Brasil. O espaço cultural repleto de referências históricas de Curitiba, do Paraná e do País ganhou neste dia 1º mais um grande monumento, em bronze, para eternizar os 200 anos da independência da pátria brasileira.
Antes da inauguração, o tenor Vitório Scarpi cantou trecho de O Guarani, do compositor brasileiro Carlos Gomes (1836-1896), e depois o Hino Nacional Brasileiro, encantando a plateia formada por autoridades consulares e por curitibinhas e professores das escolas municipais Mirazinha Braga, Batel e Noely Simone de Ávila.
A festa foi seguida da apresentação do Auto da Independência, encenação montada pela Fundação Cultural especialmente para as crianças da rede municipal de educação em todas as regionais.
No Memorial de Curitiba também está a exposição Debret 1822 – Independência do Brasil, inaugurada em setembro do ano passado para dar início às comemorações do bicentenário. A mostra reúne reproduções fotográficas de pinturas e desenhos do francês Jean-Baptiste Debret, que retratou o Brasil do início do século 19.
Já nesta terça-feira, com 500 curitibinhas na plateia, o Centro de Esporte e Lazer do Bairro Novo foi palco da última encenação da peça, que reproduz um dos momentos históricos mais importantes do país circulou pelas dez regionais da cidade durante a Semana da Pátria e foi assistida por centenas de estudantes das escolas municipais de Curitiba.
“A nossa independência vem da educação, porque é ela que nos torna pessoas de bem, capazes de fazer o bem e multiplicar este sentimento pelo Brasil” declarou o prefeito.
Programa
O feriadão que comemora os 200 anos da independência do Brasil, na quarta-feira (7/9), e o dia da padroeira de Curitiba, Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, na quinta (8/9), terá atrações culturais nos espaços da Prefeitura. A Fundação Cultural de Curitiba preparou uma intensa agenda para quem ficar na cidade.
Na região do Centro Cívico quarta-feira (7/9), o tradicional desfile da independência do Brasil na Avenida Cândido de Abreu, acontece das 9h às 12h e terá cerca de três mil integrantes das forças armadas e de outras instituições de Curitiba cruzando a avenida.
Nesta semana, a estufa do Jardim Botânico, no bairro Jardim Botânico, e outros cartões-postais de Curitiba vão ficar iluminados nas cores verde e amarela para celebrar os 200 anos da Independência do Brasil, no dia 7 de setembro. A iluminação especial permanecerá até a quinta-feira (8/9) e integra a programação pelo bicentenário.
Na semana de comemorações, a coroação da imagem de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais e uma missa na Catedral Basílica de Curitiba irão marcar as celebrações do Dia da Padroeira da cidade, nesta quinta-feira (8/9). A homenagem organizada pela Prefeitura de Curitiba começa às 16h30 em frente à coluna com a imagem da santa na confluência das ruas Barão do Serro Azul, São Francisco e Travessa Nestor de Castro, no centro histórico, com a presença do prefeito e autoridades.
Confira a programação da Prefeitura pelo 200 anos da Independência do Brasil no Guia Curitiba