Diversas foram as mudanças na economia ao longo dos anos, principalmente com o surgimento de novas tecnologias. Isso teve impacto direto na experiência do consumidor ao adquirir determinado produto. Além disso, também impactou as lojas que oferecem mais opções para seus clientes comprarem bens.
Mas qual será que foi o real impacto das inovações dos métodos de pagamentos na experiência do consumidor? Ao analisar alguns elementos desse segmento é possível compreender um pouco mais sobre como os consumidores se comportam após a inserção de novos métodos.
Redução de carrinhos abandonados
Os donos de lojas virtuais procuram sempre por estratégias para reduzir o carrinho abandonado em seus ecommerces. Afinal, cada venda que não é concretizada representa uma oportunidade de lucro que é desperdiçada, acarretando na necessidade de medidas que evitem que isso volte a acontecer.
De acordo com especialistas do mundo de vendas online e offline, ter métodos de pagamentos que são populares entre os consumidores de determinada região é essencial. É por isso que as lojas apostaram em oferecer muitas opções para que o consumidor sinta-se confortável para comprar o que deseja.
Para entender esse contexto, imagine que você entrou em uma loja e encontrou o que estava procurando. Porém, na hora de pagar, a loja não aceita cartões de crédito da bandeira do seu cartão. Nesse caso, você desiste da compra, já que não tem outra opção para pagar pelo produto.
É muito comum acontecerem situações em que o consumidor tenta comprar com o cartão de crédito ou débito e, por algum motivo, a transação não é realizada. Nesse caso, algumas lojas apostam no Pix como opção para que o seu cliente escaneie um código e possa fazer o pagamento pelo produto, convertendo a venda e não gerando vendas perdidas para a loja.
Inclusão
Cada geração tem o seu método de pagamento preferido. No caso das pessoas com 50 anos ou mais, é comum que métodos tradicionais como boleto bancário, dinheiro ou transferência bancária sejam os preferidos. Em alguns casos, é comum até mesmo a utilização de cartões de crédito ou débito.
No entanto, há gerações que não utilizam mais esses métodos de pagamentos. Um bom exemplo é uma análise do mercado de criptomoedas, por exemplo. Pois muitas pessoas observam a cotação Bitcoin para saber como lucrar com os rendimentos que essa moeda digital oferece.
Porém, as moedas digitais são mais comuns em pessoas da geração Z ou millennials, representando mais de 80% do total de usuários com criptomoedas em todo o mundo. Com isso, a loja que disponibiliza essa opção de pagamento está abrindo as portas para quem tem ativos digitais utilizá-los para pagar por produtos ou serviços.
Ainda mais inovações por vir
As mudanças econômicas e sociais observadas ao longo dos últimos anos são apenas uma prévia do que está por vir. Afinal, estima-se que haja ainda mais inovações no mercado de pagamentos para os próximos anos. Um bom exemplo é o Real Digital, o qual segue sendo um tópico entre as autoridades regulamentadoras do Brasil.
No caso do consumidor, o importante é sempre ficar atento ao que está disponível e fazer a escolha ideal para pagar pelo produto ou serviço que pretende comprar, sempre tendo em mente que cada método tem suas vantagens e desvantagens.
Além disso, é essencial se informar ao máximo sobre um método de pagamento antes de utilizá-lo para evitar surpresas como taxas indesejadas ou então custos adicionais para manter sua conta em determinada empresa. No lado das lojas virtuais, quanto mais opções de pagamentos estiverem disponíveis, menor será a chance de haver carrinhos abandonados.