Da Redação
Em sete de setembro de 1822, o príncipe regente Dom Pedro l depois de percorrer, montado no lombo de uma mula, o caminho que liga Santos a São Paulo, chega às margens do Rio Ipiranga e com o grito de “Independência ou Morte” declara a independência do Brasil.
Para homenagear a data, cerca de 100 cavaleiros, entre civis e convidados, participarão da 3ª Cavalgada da Independência neste 7 de setembro em São Paulo.
Organizado pelos Ministérios do Esporte e da Defesa em conjunto com a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo, o evento fará uma adaptação do trajeto feito por Dom Pedro e contará com a presença de autoridades. Entre eles, o Ministro do Esporte, Aldo Rebelo; o Secretário Estadual do Esporte Lazer e Juventude, JOSÉ AURICCHIO JUNIOR e da Vice-Prefeita do Estado de São Paulo, NÁDIA CAMPEÃO.
A 3ª Cavalgada da Independência segue um percurso de 42,7km. Partindo de Cubatão, a caravana percorre os primeiros 14 quilômetros utilizando a Estrada Turística Caminhos do Mar até o Km 36, onde faz a parada para o almoço e descanso dos animais na Pousada dos Pescadores. De lá, a tropa segue os próximos 27,2 km de carro até a Praça Nami Jafet, no Ipiranga, já na capital paulista. Montados, percorrem os últimos 6 km até a chegada a Casa do Grito, local onde será representada a cena que libertou o país do domínio português.
Neste momento, haverá a encenação do recebimento das cartas pelo príncipe Dom Pedro I, com interpretação de sua fala e o Grito da Independência. A previsão da apresentação final da 3ª CAVALGADA DA INDEPENDÊNCIA será por volta das 16 horas.
Programa:
07h30 – Hasteamento da bandeira, pronunciamentos e execução do hino Nacional.
08h00 – Saída de Cubatão
08h45 – Primeira parada
09h45 – Segunda parada
11h30 – Parada para o almoço – POUSADA DOS PESCADORES – São Bernardo do Campo
13h00 – Embarque (Trajeto motorizado)
13h45 – Chegada à Praça Nami Jafet – Ipiranga – São Paulo
14h45 – Saída com destino à Casa do Grito
16h00 – Chegada e apresentação final.