Por Jorge Horta
Com Portugal Digital
A Associação dos Hotéis de Porto de Galinhas (AHPG), com o apoio da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), marcará presença na 24ª Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que acontece no Parque das Nações, em Lisboa, entre os dias 29 de fevereiro e 4 de março.
O evento é dirigido a profissionais do turismo, sobretudo para agentes de viagem de diversos países europeus. Só no ano passado, a BTL recebeu cerca de 40 mil pessoas em apenas um fim de semana. A associação de Porto de Galinhas destacará as belezas naturais daquela região brasileira e os pacotes especiais dos 11 hotéis associados.
Serão apresentadas também algumas inaugurações, como a do Best Western Plus Vivá Porto de Galinhas – primeiro hotel no Brasil da rede norte-americana e considerado um empreendimento verde em função das iniciativas sustentáveis. Outras novidades serão o Kur Boutique, no Summerville Beach Resort – empresa do grupo do Kurotel Centro de Longevidade, um novo conceito de spa visando ao bem-estar e saúde em um ambiente de praia – e o Spa by L’Occitane no Nannai Beach Resort.
Segundo Otaviano Maroja, presidente da AHPG, participar do evento em Lisboa é uma oportunidade de atrair os operadores europeus. Antes da crise econômica, os turistas portugueses representavam 30% da ocupação do balneário brasileiro. “Queremos conquistar novamente esse mercado, oferecendo boas opções de tarifas, e ressaltar os voos diários para Recife operados pela TAP”, destaca Otaviano Maroja.
Brasil é país convidado da edição de 2012 da BTL
A 24ª edição da BTL vai ter o Brasil como destino convidado. A participação do Brasil na BTL 2012 será a maior de sempre ao nível de actividades promocionais associadas e de presença física no certame, com uma área bruta de 1500 metros quadrados.
De acordo com um estudo efectuado na BTL de 2011 a 4500 agentes de viagem da Europa, o Brasil foi o segundo destino mais procurado por compradores internacionais estrangeiros, logo a seguir a Portugal.
De acordo com Flávio Dino, presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), na BTL 2012 o Brasil “terá uma participação diferenciada, fazendo com que Portugal seja visto como uma plataforma de negociação em todo o mercado europeu”.
A BTL será ainda o palco de lançamento para o novo stand do Brasil, “com layout altamente tecnológico, com mais cores, painéis de LED, o novo projecto terá área para gastronomia e o Espaço Copa”, adiantou o mesmo responsável.
A dimensão da participação do Brasil terá ainda implicações ao nível do programa de “hosted buyers” europeus e da plataforma de agendamento de reuniões para o destino Brasil.