Hospital IGESP conquista certificação de excelência

Da Redação

Sr. Fernando Moredo, Presidente do Hospital IGESP (à direita e de óculos) recebe certificação Nível III das do Dr. Luiz Plínio Morais de Toledo - Presidente da ONA - Organização Nacional de Acreditação

O Hospital IGESP começa 2012 com mais uma conquista: o selo de Acreditação com Excelência, representado pelo nível III e certificado pela ONA – Organização Nacional de Acreditação. No Brasil apenas 65 instituições de saúde atingem este reconhecimento em seus serviços, se diferenciando no mercado, o que equivale menos de 1% dos cerca de 6.800 hospitais em operação.

A Acreditação tem como foco a qualidade visando garantir os melhores resultados na assistência e segurança do paciente. Este processo ocorre através da padronização de vários procedimentos que fazem parte da rotina hospitalar, cuja implantação deve manter melhorias contínuas de saúde.

“Se no nível II o princípio é a Gestão Integrada, no III o foco é a Excelência em Gestão. Por isso, nosso desafio foi desenvolver um ambiente favorável à análise crítica, promoção de melhorias com base em dados e informações que pudessem fazer com que atingíssemos este patamar”, ressalta Hafiza Hadi, Gerente Corporativa Assistencial.

As áreas administrativas e assistenciais foram envolvidas num planejamento que começou em 2005, direcionando a atuação de todas as equipes de forma aberta, participativa e motivando as pessoas para realização de um objetivo comum, visando à melhoria contínua e sua sustentabilidade.

 

Mudanças contínuas

Desde que o hospital aderiu ao processo de Acreditação, inúmeras mudanças foram implementadas, no sentido de fortalecer a cultura de segurança, tanto para os pacientes quanto para o corpo de colaboradores.

O aprimoramento dos processos e o monitoramento constante dos procedimentos resultaram na racionalização dos recursos e na melhoria da relação custo-benefício. Diversos serviços foram aperfeiçoados para atender às exigências da nova certificação, como a ampliação e fortalecimento da área de Gerenciamento de Risco e TI.

“Qualidade é um valor permanente, que buscamos diariamente, tanto no que se refere ao nosso capital humano como nos processos. Nosso desafio agora é a melhoria contínua para manutenção do selo e alcançar a Acreditação Internacional, em médio prazo”, projeta Else Luiz Trevizan, Superintendente Corporativo do IGESP.

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