Por Vanessa Sene
Em 12 de abril, a Sociedade dos Poveiros de São Paulo comemorou seus 23 anos de fundação com um jantar dançante, e homenagens entregues pelo vereador Toninho Paiva. Em uma noite chuvosa de sábado, a entidade esteve lotada para sua confraternização, que contou com a agitação do músico Guilherme Silva.
Segundo o presidente, todos os anos a casa faz sua solenidade de aniversário em parceria com o vereador. “Temos contado sempre com a colaboração do vereador Toninho Paiva” diz o presidente da casa Isaias José Gomes dos Santos, que entregou mimos à colaboradores da entidade.
“Nós somos uma casa jovem em relação a outras casas portuguesas, mas esse é o nosso espírito, manter a nossa cultura e tradições lá da Póvoa de Varzim” afirmou o presidente ao Mundo Lusíada.
Entre os homenageados desta noite estiveram Joaquim Alves da Silva, Manoel Gonçalves Lourenço, o ex-presidente Laurentino Vilar, Américo Martins da Costa (representado por Antonio Freixo), Joaquim Lopes Marinho Alves, e Carlos Cezar dos Santos, presidente da Casa dos Poveiros do Rio de Janeiro, que também entregou uma placa em homenagem à casa.
Guarujá
Presente mais uma vez na entidade, a prefeitura do Guarujá marcou presença e falou com o Mundo Lusíada sobre a relação com Portugal.
“Minha equipe já esteve aqui quando da vinda do prefeito de Póvoa da Varzim, meu amigo Macedo que hoje não é mais o prefeito. Mas temos um carinho grande pelos Poveiros, Guarujá tem uma grande comunidade portuguesa de várias localidades de Portugal” declarou a prefeita Maria Antonieta.
A prefeita conheceu a dona Fernanda, uma típica poveira sempre presente na sociedade, que levou à prefeita um presente do então presidente da Câmara de Póvoa de Varzim. “É uma grande honra estar aqui comemorando esses 23 anos de existência da entidade, um evento de família e preservação da cultura portuguesa”.
Além da relação com Póvoa de Varzim, Guarujá tem como cidade irmã a portuguesa Cascais, e a pretensão é ampliar para outras cidades. Uma equipe do Guarujá está em Portugal na próxima semana para discutir intercâmbio na área de infraestrutura e, no próximo ano, estará indo a primeira equipe de estagiários, são jovens em cursos técnicos na área de turismo e outras, que trocam de casas com jovens portugueses para este intercâmbio.
“É uma experiência única na vida de um jovem, é um amadurecimento de estar em outra pátria, conhecer outra cultura, se profissionalizar e voltar para o mercado de trabalho”.