Homenagens à Nossa Senhora movimentam o turismo em Portugal e no Brasil

Da Redação

Milhares de peregrinos participam nas cerimônias da Peregrinação Internacional de 12 e 13 de outubro, que comemora o 96.º aniversário das "Aparições de Nossa Senhora" a 13 de outubro de 1917, na Cova de Iria. No Santuário de Fátima, 13 outubro de 2013. PAULO CUNHA / LUSA
Milhares de peregrinos participam nas cerimônias da Peregrinação Internacional de 12 e 13 de outubro, que comemora o 96.º aniversário das “Aparições de Nossa Senhora” a 13 de outubro de 1917, na Cova de Iria. No Santuário de Fátima, 13 outubro de 2013. PAULO CUNHA / LUSA

Milhares de pessoas participaram de homenagens à Nossa Senhora, no fim de semana de 12 e 13 de outubro. O Santuário de Fátima em Portugal divulgou que cerca de 200 mil pessoas marcaram presença nas celebrações do último dia da uma peregrinação de outubro.
Este ano a peregrinação foi marcada pela ausência da imagem de Nossa Senhora de Fátima que é venerada na Capelinha das Aparições. A imagem original de Nossa Senhora de Fátima estava em Roma, como ícone das Jornadas Marianas, uma das últimas atividades inseridas no calendário oficial da Santa Sé para a celebração do Ano da Fé. Mais de 100 mil pessoas participaram no domingo na missa conclusiva da Jornada Mariana, que incluiu um ato de entrega do Papa Francisco a Nossa Senhora de Fátima.
A imagem foi enviada ao Vaticano a pedido do papa Bento XVI, reafirmado pelo atual pontífice. A imagem, antes da procissão na praça de S. Pedro, esteve na residência do papa emérito Bento XVI e em seguida na Casa de Santa Marta, onde habita o atual papa.
Da Cidade do Vaticano a imagem foi transportada de helicóptero para o santuário do Divino Amor, em Roma, onde se realizava uma vigília de oração intitulada ‘Com Maria para além da noite’. A imagem regressou domingo de manhã à praça de S. Pedro, onde foi rezado o rosário seguido de uma missa presidida pelo papa Francisco. No final da eucaristia o papa fez o “ato de entrega” ao Imaculado Coração de Maria, o mesmo gesto que o papa João Paulo II realizou perante a mesma imagem, em março de 1984, na mesma praça.
O Turismo Religioso em Portugal foi identificado como um dos produtos que podem contribuir para aumentar os fluxos turísticos em períodos que não coincidem com a época alta. Prevê-se que este produto contribua para a quebra da sazonalidade e para o aumento de visitantes ao longo de todo o ano, bem como para a diversificação dos mercados emissores, tendo especial importância para mercados como a Polônia, Irlanda, Brasil, Itália, França, Espanha, Israel, EUA, Canadá e Rússia.

1 Milhão em Belém do Pará
Neste mesmo final de semana em Aparecida (SP), foi realizada a maior peregrinação ao mais visitado santuário da América do Sul, que recebeu cerca de 160 mil fiéis, segundo a Arquidiocese. Uma celebração simultânea foi realizada em dez basílicas do mundo e teve uma mensagem em vídeo do papa Francisco.
Em Belém (PA), as 12 romarias do Círio de Nazaré, a procissão final e a missa reuniram cerca de 1,4 milhão de pessoas em dois dias. A cidade do Rio de Janeiro aproveitou a data para comemorar os 82 anos do Cristo Redentor, uma das setes maravilhas do mundo.
No Rio, a emoção dos fiéis foi grande na Capela das Aparições, no Santuário de Nossa Senhora de Fátima, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, durante a cerimônia em celebração das aparições de Fátima. O local contou com programação religiosa intensa, com direito a terços diários, confissões, procissão de velas e missa presidida pelo arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta. A festa ocorreu nos dias 12 e 13 de outubro.
A capela recebeu ainda a Relíquia de João Paulo II, com parte do sangue do Santo Padre, a mesma que acompanhou todo o processo de beatificação junto com os símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora. Iniciando as comemorações do centenário das Aparições (1917 /2017), a imagem Peregrina do Santuário de Fátima, em Portugal, será abençoada por Dom Orani Tempesta. No domingo, dia 13, houve uma presença global. Estava no recinto o ator Ricardo Tozzi, que interpreta o personagem “Tales” na trama da novela das 21 horas, “Amor à Vida”.
O mais novo Santuário Mariano carioca construído no Rio de Janeiro tem o objetivo de evangelizar e colocar o Rio no circuito do turismo católico, através de peregrinações e caravanas vindas de outros municípios e Estados, como ocorre nos grandes santuários.
O Ministério do Turismo promove o turismo religioso com o objetivo de gerar renda para as populações locais e contribuir para o desenvolvimento regional. Pelo menos 15 milhões de brasileiros são interessados em destinos religiosos no país. Esse movimento gera empregos e a melhor distribuição de renda. No ano passado, 60 milhões brasileiros realizaram 197 milhões de viagens domésticas. Do total de viagens, 3,94 milhões tiveram como motivo o turismo religioso.
As festas religiosas estão entre as mais fortes expressões da cultura brasileira. Este ano, o MTur apoiou cinco projetos de turismo religioso com R$ 625 mil. “Temos de dar apoio para a melhor estruturação desse segmento que atrai tantos turistas”, disse o secretário nacional de Políticas de Turismo, Vinícius Lummertz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *