Mundo Lusíada
Na última etapa da visita oficial ao Brasil, o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Paulo Cafôfo, cumpriu agenda em Salvador da Bahia, quando esteve com autoridades locais e comunidade lusa.
Com o Governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, o SECP discutiu temas econômicos e de interesse bilateral. Segundo o governador, está prevista uma missão empresarial a Portugal em breve.
Com a vice-perfeita de Salvador, Ana Paula Matos, tratou de temas como sustentabilidade, saúde e projetos com cidades portuguesas. “Deixei clara a vontade de aprofundar a cooperação” declarou o governante português.
“Um encontro que representa fortes laços históricos, não apenas na arquitetura, arte e cultura, mas também em projetos” defendeu Ana Paula Matos, após receber na prefeitura de Salvador a comitiva portuguesa.
“Nossa gestão se coloca à disposição para cooperação e intercâmbio de experiências e futuras parcerias no setor hoteleiro, ambiental, turismo religioso, de negócios, capacitação profissional, entre outras” disse Ana Paula.
Estiveram presentes no encontro, além do Secretário de Estado, o Embaixador de Portugal em Brasília, Luís Faro Ramos, o Embaixador Luís Almeida Ferraz, Diretor-Geral dos Assuntos Consulares, o Cônsul Geral de Portugal em Salvador, Jorge Fonseca, Cristina Matos, Chefe de Gabinete do Secretário de Estado, e Pedro Teles Ferreira, Secretário de Embaixada em Brasília.
Homenagem
Paulo Cafôfo ainda visitou a Real Sociedade Portuguesa de Beneficência 16 de setembro, “Hospital Português”. Na ocasião, homenageou, em nome do governo português, o Dr. Orlando Silva, presidente da Rede Portugal Saúde no Brasil, com a medalha de ouro das Comunidades Portuguesas.
Orlando Silva preside o hospital português de Salvador, e em 2021 foi um dos cossignatário do memorando de entendimento para a criação da rede “Portugal Saúde” no Brasil, formada por hospitais beneficentes portugueses no território brasileiro, que visa ampliar a cooperação, desenvolvimento mútuo e troca de experiências, a investigação científica e tecnológica, e o compartilhamento de boas práticas vigentes.
Cafôfo esteve também no Gabinete Português de leitura da Bahia, instituição fundada em 1863 e que “continua a ser um marco arquitetônico e cultural da cidade” mencionou o SECP.
E participou de encontro com a comunidade portuguesa da Bahia, onde “fiquei a conhecer a riqueza e a diversidade dos portugueses e lusodescendentes que tanto contribuem para a sociedade baiana”.
Segundo o SECP, “apoiar a modernização do associativismo centenário que aqui encontramos é um dos objetivos da política para as comunidades”.
Balanço
O secretário das Comunidades Portuguesas declarou que existe vontade de Portugal e do Brasil em aprofundar as relações econômicas nas áreas de Energia, turismo e construção.
“Há interesses de ambos os lados, na área energética, na área do turismo, da construção, estas áreas setoriais importantes para a economia portuguesa, mas também importantes para a economia brasileira”, afirmou Paulo Cafôfo à agencia Lusa, num balanço da sua viagem ao Brasil, que começou no dia 27.
A relação econômica foi uma vertente muito relevante nesta viagem, havendo “oportunidades para ambos os países”, frisou, recordando que em abril decorre a Cimeira Luso-brasileira, que agrega um fórum econômico e que dará “boas perspetivas e uma melhoria destas áreas para ambos os países”.
Durante os encontros com as comunidades portuguesas em Brasília, Rio de Janeiro, em São Paulo, na cidade de Santos, Belo Horizonte e Salvador, o governante apelou às associações portuguesas no Brasil que se candidatem a receber apoio financeiro dos programas de incentivo do Governo.
À Lusa declarou que as associações portuguesas no Brasil são muito fortes, não apenas em patrimônio próprio, mas também na dinâmica que imprimem à comunidade, pelo que merecem receber apoio diretamente do Governo português.
A comunidade brasileira em Portugal é a maior e a que tem mais crescido nos últimos anos. De acordo com os últimos dados do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), estão em Portugal 233.138 brasileiros.