Da Redação
Com Lusa
No domingo, acontece uma cerimônia privada de homenagem às vítimas do incêndio que atingiu Pedrógão Grande em junho de 2017, que inclui o lançamento de 66 balões brancos, um por cada vítima mortal e uma intervenção do Presidente da República.
De acordo com o programa do evento, promovido pela Associação de Vítimas do Incêndio de Pedrógão Grande (AVIPG), às 16:30 de domingo, 17 de junho, decorre uma recepção a associados e familiares na sede da associação, na aldeia de Figueira, e, meia hora mais tarde, a cerimônia propriamente dita com a leitura dos nomes das vítimas mortais, um minuto de silêncio e a exibição de um vídeo de homenagem.
Segue-se um momento de evocação individual, com “leituras pelos familiares” das vítimas e, antes da largada dos 66 balões brancos, a intervenção de Marcelo Rebelo de Sousa.
A cerimônia conta com a participação de um soprano acompanhado por um quarteto de cordas da Orquestra Clássica do Centro.
“Este evento é privado com admissão por lista de convidados. Sugere-se vestir de branco”, assinala a AVIPG.
Várias homenagens, apresentação de projetos e atividades culturais marcam, no fim de semana, um ano após o incêndio que eclodiu, há um ano, em Pedrógão Grande, em iniciativas que contam com a presença do Presidente de Portugal.
Em 17 de junho de 2017, as chamas que deflagraram no município de Pedrógão Grande, no interior do distrito de Leiria, e que alastraram a concelhos vizinhos, fizeram 66 mortos e 253 feridos, atingiram cerca de meio milhar de casas e quase 50 empresas, e devastaram 53 mil hectares de território, 20 mil hectares dos quais de floresta.