Homenageados ilustres na solenidade anual pelo Dia de Portugal na Assembleia Legislativa de SP

Os homenageados reunidos com as autoridades da mesa solene. Foto Odair Sene GALERIA>>

Por Vanessa Sene

Na noite de 13 de junho, o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira de SP (CCLB) reuniu representantes da comunidade portuguesa da capital para a solenidade anual em comemoração ao Dia de Portugal, Camões e Comunidades Portuguesas, na Assembleia Legislativa de São Paulo.
Por iniciativa do deputado estadual Fernando Capez, a sessão contou na mesa solene com diversos nomes como o cônsul geral de Portugal em SP, Paulo Lourenço, presidente do Sindicato dos Panificadores Antero José Pereira, José Manuel Almeida representando o comendador Antonio dos Ramos, presidente da Casa de Portugal de SP, além do presidente do Conselho, Antonio de Almeida e Silva, e do presidente da Federação das Câmaras Portuguesas do Brasil, Nuno Rebelo de Sousa, que se juntou à mesa antes do término da sessão, entre outras autoridades.
Almeida e Silva abriu a sessão agradecendo ao “amigo” Fernando Capez pela iniciativa, e ao Cônsul Paulo Lourenço que recebeu suas excelências o Presidente da República e Primeiro-ministro em São Paulo, numa série de encontros que contou inclusive com assinatura para instalação da Escola Portuguesa de São Paulo, um sonho almejado desde 1970, referiu, que está perto de se concretizar.
O presidente do CCLB disse que essa não é uma comemoração de rotina e sim de “alegria renovada” na integração de Portugal no Brasil. Citou Camões como ponto comum entre todos os portugueses e que tão bem representa o “português de todos os tempos”. Milhões de portugueses estão espalhados pelo mundo, um traço da universalidade dos portugueses, e que no Brasil, país de acolhimento que projetou suas comunidades portuguesas, deve se construir cada vez mais um futuro comum.
Em sua fala, o cônsul geral de Portugal começou por saudar o presidente do Conselho da Comunidade por “manter viva esta sessão” que segundo disse não existe apenas para evocar o Dia de Portugal, mas homenagear luso-brasileiros. “Não consigo esconder minha alegria” disse Paulo Lourenço, quando citou a presença da comitiva presidencial de Portugal em São Paulo numa “noite mágica” que teve apoio da prefeitura da capital, que recentemente fechou parceria com empresas portuguesas para reparos em monumentos da cidade. Agradeceu ainda o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e Secretário de Cultura do Estado de São Paulo, José Luiz Penna, além do presidente e primeiro-ministro português, pelo empenho para assinatura do ato sobre a Escola Portuguesa. O cônsul também citou a promulgação da lei da nacionalidade, que estende o benefício aos netos de portugueses.
Para Lourenço, é altura da comunidade ser mais ambiciosa, e contar com uma representação política mais “adequada”. Ao final, contou com a presença de todos para os demais eventos do Experimenta Portugal que termina no próximo mês. Um vídeo promocional foi exibido com a divulgação da programação do Experimenta Portugal.

Homenageados
Os homenageados deste ano foram Ana Paula Fava, representada por Alcineia de Almeida, Assessora Especial para Assuntos Internacionais do Governo de São Paulo; Dom Bertrand de Orléans e Bragança, o atual príncipe imperial do Brasil; o empresário no ramo de importação de vinhos Emídio Dias Carvalho (em memória), representado pelos filhos Guiomar e Emídio Jr.; José Pinho dos Santos, português radicado no Brasil desde os 15 anos, panificador e fundador do Arouca São Paulo Clube; o luso-descendente Péricles Marques, atual presidente da Associação dos Celíacos do Brasil – São Paulo e vice-presidente da Casa de Portugal do ABC; e o prefeito de Santo André Paulo Serra, representado pelo presidente da Casa de Portugal ABC, Carlos Rodrigues.
Também foram homenageados o professor universitário Leandro Gonzales Fernandes, Doutor em História e autor da tese sobre Imigração Portuguesa e a Casa de Portugal de São Paulo; Maria de Lourdes Ferreira Pereira, no Brasil desde 1962 e uma das fundadoras do Grupo Feminino da Associação Portuguesa de Depsortos; o chef português Manuel Gonçalves, também da Rota do Azeite de Trás-os- Montes e Alto Douro; a presidente do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP) Nelly Candeias, que ao final se pronunciou em nome dos homenageados; o empresário Orlando Carlos Correia Tavares, que chegou a Santos aos 15 anos, foi um dos fundadores do rancho Tricanas de Coimbra e também de uma das casas mais famosas de Santos, o Último Gole; além do promotor de justiça e atual Secretário dos Transportes, Saulo Castro Abreu Filho.
Ao Mundo Lusíada, Antonio de Almeida e Silva falou sobre as comemorações da noite e os diversificados homenageados. “Procuramos reunir gente de todos os seguimentos para dar vazão ao que dizemos sempre, que é a integração de todos os segmentos da comunidade. Hoje, conseguimos pessoas de todos os setores e todos importantes no sentido de contribuir para difusão dos valores históricos e culturais da comunidade”.
Este ano, a sessão foi num espaço “que não é tão nobre” disse Almeida e Silva, que não gostou da mudança para o auditório Franco Montoro, já que em todos os anos a solenidade acontece no plenário da Assembleia, mas que esteve indisponível para esta noite. “Nós fizemos num auditório menos nobre, mas o importante foram as pessoas que compareceram e neste sentido foi maravilhoso”.
Para o CCLB, as comemorações do 10 de Junho foram intensas, com a presença do presidente e primeiro-ministro de Portugal em São Paulo. “No todo, a nossa avaliação é que foi uma comemoração digna, muito boa e ainda continua porque temos mais eventos para junho, mas o balanço é muito bom” diz ele citando que sempre visualiza melhorias. “Sempre queremos que seja melhor, nunca estamos satisfeitos, mas é isso que nos impulsiona a fazer sempre o melhor. Queremos que este dia sempre tenha uma vestimenta das melhores” disse citando que o público presente é que dá o tom da festa. E nesta noite convidados ilustres estiveram na ALESP para o evento anual do Dia de Portugal.
Após as homenagens, uma bela apresentação de fado com Glória de Lourdes fechou a solenidade, ela que interpretou a canção Como é Linda Minha Aldeia em homenagem ao cantor Roberto Leal, que estava na plateia. Estiveram representados nesta noite os folcloristas porta-bandeiras da Casa dos Açores, Casa de Portugal, Veteranos de SP, Associação Portuguesa de Desportos, Vilas de Portugal, Arouca SP Clube e Pedro Homem de Melo. Todos os convidados confraternizaram num farto coquetel oferecido ao final do evento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fliporto anunciou edição 2025 em Aveiro, Portugal

Por Ígor Lopes Foi encerrada, no último domingo em Olinda, no nordeste brasileiro, a edição 2024 da Festa Literária Internacional de Pernambuco. Um evento que teve lugar no Mercado Eufrásio Barbosa. Esta festa literária atraiu mais de cinco mil pessoas

Leia mais »