Da Redação
Com agencias
O secretário-geral das Nações Unidas, o português António Guterres, disse que tomou nota da eleição de Jair Bolsonaro como presidente do Brasil. As declarações foram feitas esta segunda-feira pelo porta-voz do secretário-geral, Stephane Dujarric.
O porta-voz informou que o chefe da ONU disse que espera continuar a cooperação com o Brasil, quando o novo presidente tomar posse em 1º de janeiro.
Jair Bolsonaro, do partido PSL, foi eleito o 38º presidente da República no domingo após conquistar 55% dos votos no segundo turno.
A nota elogia as autoridades do Brasil pela realização ordenada das eleições legislativas, regionais e presidenciais e felicita o povo brasileiro pelo seu espírito democrático demonstrado em sua participação, divulgou a ONU.
https://www.mundolusiada.com.br/politica/lideres-mundiais-cumprimentam-presidente-eleito-no-brasil/
Regime democrático
Em Portugal, também Pedro Santana Lopes, fundador do novo partido Aliança, escreveu ao Presidente eleito para o felicitar e manifestar a convicção de que “a alternância fortalecerá o regime democrático brasileiro”.
“Estou certo de que vossa excelência, cumprindo o que tão bem explicitou na noite da vitória eleitoral, saberá demonstrar que a alternância fortalecerá o regime democrático brasileiro e o Estado de direito que tão difíceis provas têm enfrentado”, escreve Santana Lopes na carta enviada a Bolsonaro, divulgada pela Lusa.
O antigo primeiro-ministro endereça “as maiores felicidades” a Jair Bolsonaro para a “magna função de presidir aos destinos desse magnífico país”.
“Faço votos que o povo brasileiro, sob a liderança de vossa excelência, encontre a nova rota de estabilidade, progresso e justiça”, escreve ainda Pedro Santana Lopes.