Grupo Trasmontano Saúde completa 89 anos com expansão em São Paulo e litoral

Fernando José Moredo elogia equipe e diz que planeja deixar presidência em 2022 com três hospitais funcionando, dois em São Paulo e um em Praia Grande

Mundo Lusíada
Fundado em 1932, o Grupo Trasmontano, especializado em saúde com ampla atuação na área de gestão de planos, serviços médicos hospitalares e também na área de Educação em Saúde, comemora neste dia 28 de maio de 2021 seu aniversário de fundação: 89 anos de muitas histórias, lutas, mas antes de tudo, de muitas conquistas.
O presidente do Grupo, Fernando José Moredo falou com o Mundo Lusíada sobre a data comemorativa e atual situação da instituição que dirige, especialmente em uma época difícil com grave crise de saúde pública atingindo o mundo.
Apesar das adversidades Moredo revelou que o Grupo pode comemorar uma fase de “expansão” e aquisições importantes (como da compra de uma área em plena Av. Consolação onde vai levantar um prédio de 19 andares para expansão da faculdade). O presidente disse também que o Grupo pretende ter três hospitais em funcionamento em 2022.
“Nós estamos passando por uma pandemia que pegou o mundo de ‘calças curtas’, todos os países do mundo estão sofrendo, mas o Grupo Trasmontano está indo bem (apesar desse cenário difícil) nós estamos com projetos importantes de crescimento e ainda durante a minha gestão, que termina daqui a 2 anos, estaremos funcionando com três hospitais sendo um no bairro do Belenzinho em São Paulo, um na cidade de  Praia Grande no litoral paulista e este aqui na Rua Silvia (coração de São Paulo), além da Faculdade de Medicina (FASIG – Faculdade de Ciências da Saúde IGESP) onde teremos ao lado um novo prédio (próprio) para abrigar um total de 1900 alunos, e nosso principal objetivo lá é oferecer educação que seja referência em cada área”, disse Fernando José Moredo, que acabou de completar 80 anos de vida e segue firme no comando do Grupo com mais dois anos da gestão que termina em 2023, “até lá vamos pedir a Deus que continuemos tendo saúde para tocar esses projetos que estamos executando”.

Presidente diz que a família Trasmontano é como uma orquestra

Ao Mundo Lusíada Fernando Moredo falou do orgulho que sente em estar à frente de uma instituição que, primeiro ajudou a mantê-la em pé, e depois fez um trabalho fundamental que proporcionou crescimento e notoriedade em sua área de atuação, havendo para isso uma equipe dedicada que fez e faz toda a diferença.
“Este Grupo é uma família numa empresa e o critério é sempre o mesmo, você tem que ter uma boa equipe para tocar os projetos, então quando uma família não tem a coluna vertebral perfeita que é o pai e a mãe, ela se desfaz. A mesma coisa é num governo, é comparado a um país, enfim, aqui nós temos essa coluna vertebral perfeita, bem alinhada, onde todo mundo é honesto, é correto e temos uma equipe fantástica com profissionais de alta capacidade, de alta linhagem, e a qualidade principal é mesmo a honestidade, que aliás é um dever do cidadão, isso é uma obrigação, isso tem que ser o ‘normal’ das pessoas, e graças a Deus eu tenho sido feliz nas escolhas das pessoas que me rodeiam, e posso dizer com toda a segurança que o Trasmontano é uma entidade que é gerenciada por pessoas muito capazes e muito corretas, e nós estamos sempre procurando priorizar e dar importância para as ‘pratas da casa’, e assim vamos em frente, vamos caminhando”, disse.
Moredo optou por não destacar algumas pessoas mais próximas a ele, dizendo que sua equipe é coesa e tem uma importância por igual, enfatizando que tem um time “altamente qualificado” fazendo uma analogia entre sua equipe e uma orquestra musical onde, quem toca não é o presidente mas sim os músicos que compõem a sua orquestra.
“Se minha orquestra desafinar eu posso dar o tom sim, mas eu não posso tocar pelo músico, então cada um faz a sua parte, nós temos esses cuidados, para o ‘maestro’ fica mais fácil a função, então aqui não existe quem seja melhor ou pior é uma equipe coesa, uma equipe honesta, uma equipe competente”, elogiou.

A casa das grandes festas

O Grupo Trasmontano se prepara para uma grande comemoração nos 90 anos de fundação em 2022, são 9 décadas trabalhando pela saúde dos associados. O presidente revelou ter grandes expectativas para marcar “muito bem” essa data histórica.

O Grupo tradicionalmente promove grandes solenidades para marcar sua data máxima. Nos últimos anos, recebeu várias personalidades convidadas, especialmente oradores e autoridades que sempre participaram das comemorações.
Apesar de o presidente não ser muito “festeiro” de não fazer muita questão desse tipo de evento, ele diz que as solenidades são importantes por uma obrigação social “para não passar em branco” por ser uma data tão importante para o Grupo. “Normalmente os palestrantes são pessoas ligadas à área da saúde, e sempre se aprende muita coisa nessas participações”, falou.
“Temos a expectativa de no próximo ano podermos realizar uma linda festa para marcar nossos 90 anos, que é uma idade fantástica, e pelas previsões se a pandemia não atrapalhar, nós pretendemos comemorar em grande estilo”, afirmou Sr. Moredo, que disse também acreditar que até lá, será possível estar com três hospitais prontos e funcionando, além das obras avançadas da Faculdade FASIG. Lembrando que essa expansão contempla a aquisição uma área ao lado do prédio onde já funciona a FASIG – Faculdade de Ciências da Saúde IGESP, na Rua da Consolação, para a construção de um novo edifício de 19 andares para 1900 alunos. O objetivo é ter ali sua Faculdade de Medicina, onde o Grupo quer capacitar profissionais para o mercado da saúde.
“A nossa intenção em ter uma faculdade própria, é antes de tudo para podermos formar bons profissionais com alta capacitação técnica e que trabalhem de maneira mais humanizada”, disse ele justificando que isso melhora o atendimento, “nosso objetivo é ter uma mão de obra qualificada, boa e honesta no nosso quadro de colaboradores e também, para o mercado com os novos profissionais que serão formados na nossa faculdade”, explicou o responsável.

História da família Moredo no Brasil começou em dezembro de 1950

O português Fernando José Moredo, Administrador de Empresas (com especialidade em finanças) ligado à direção do Grupo Trasmontano há 26 anos, desde julho de 1996, acabou de completar 80 anos de vida no último dia 23 de abril. Fernando se casou em 22 de julho de 1963 com a Sra. Bernadete Moredo, tiveram quatro filhos e oito netos.
Ele lembra que sua família deixou Portugal de navio em dezembro de 1950 chegando ao Brasil em 5 de janeiro de 1951.
“Nós passamos o nosso réveillon em alto mar, eu tinha 9 anos, prestes a completar 10 anos no dia 23 de abril daquele ano, quando nós chegamos já fomos direto morar no bairro de  Vila Maria (em São Paulo) meu pai comprou uma casa com o dinheiro que trouxe e ali nos instalamos, sempre trabalhamos juntos sempre muito unidos e sempre tocamos a vida dessa forma”, disse ele, um dos nove irmãos, sendo oito homens e uma mulher, totalizando onze pessoas na família, “todos muito trabalhadores”, completou.
Assim, Fernando Moredo começou sua vida no Brasil. Se formou numa faculdade de Guarulhos, formou sua família, mas nunca se esqueceu de como tudo começou. “Meu pai tinha uma profissão que em Portugal se chamava ‘canteiro’ [cantaria é o ofício ou arte de talhar blocos de rocha bruta de forma a constituir sólidos geométricos, normalmente paralelepípedos, de variável complexidade, para utilização na construção de edifícios ou de muros] que trabalha com pedras ornamentais e fazia serviço de cantaria, quando chegou no Brasil ele continuou com sua profissão, em meus 14 ou 15 anos comecei a trabalhar com ele, o José Manuel, meu irmão também trabalhava junto, e nós começamos juntos numa empresa que se chamava José Joaquim Moredo e Cia. e depois quando ficamos maiores de idade meu pai formou uma empresa que se chamava ‘Moredo e Filhos’ onde todos os irmãos passaram a ser sócios. Os menores eram automaticamente admitidos sem nenhum custo assim que completavam maioridade, e essa foi a história da família que deu início a tudo”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fliporto anunciou edição 2025 em Aveiro, Portugal

Por Ígor Lopes Foi encerrada, no último domingo em Olinda, no nordeste brasileiro, a edição 2024 da Festa Literária Internacional de Pernambuco. Um evento que teve lugar no Mercado Eufrásio Barbosa. Esta festa literária atraiu mais de cinco mil pessoas

Leia mais »