Grupo português abre hotel em prédio histórico de Elvas

Da Redação

Um grupo português acaba de abrir o Vila Galé Collection Elvas – Historic Hotel, Conference & Spa, que resulta a restauração do antigo convento de São Paulo, em Elvas, Distrito de Portalegre, e região do Alentejo.

Este é o primeiro hotel a abrir em Portugal no âmbito do programa Revive.

Merecendo um investimento de nove milhões de euros, esta unidade dispõe de 79 quartos, dois restaurantes, bar, piscina exterior, spa Satsanga com salas de massagens, jacuzzi, banho turco, sauna e piscina interior e ainda duas salas de reuniões, um salão de eventos e claustro. Gerou 43 postos de trabalho diretos.

O espaço levou trabalho de recuperação e reconversão do antigo convento de São Paulo. Exemplo da arquitetura setecentista, o imóvel da Ordem de São Paulo começou a ser construído em 1679 e ficou concluído em 1721. Com a extinção das ordens religiosas em Portugal, foi, ao longo dos anos, tribunal militar, quartel e casa de reclusão. Desde 2004 que estava desocupado e em avançada degradação.

Localizado em pleno centro histórico da cidade alentejana, entre muralhas junto ao baluarte poente, este hotel de quatro estrelas tem como tema as fortificações militares portuguesas espalhadas pelo mundo.

Segundo a empresa, é uma alusão à história e à configuração de Elvas, considerada a maior fortificação abaluartada terrestre do mundo. A decoração dos quartos e espaços comuns conta com imagens e objetos inspirados nesta temática.

Paralelamente, foram feitas parcerias com entidades locais para expor algum do seu espólio com o objetivo de promover a região. Por exemplo, o Museu de Arte Contemporânea – Colecção António Cachola cedeu esculturas e quadros, incluindo obras dos artistas portugueses Vhils, Pedro Calapez, Pedro Proença e Sofia Areal. Está também exposto um telégrafo do Museu Militar, bem como estátuas e crucifixos do Museu dos Cristos de Sousel.

Enquanto cidade-quartel fronteiriça, o centro histórico de Elvas e as suas muralhas foram classificados como Patrimônio Mundial pela UNESCO em 2012.

“Há já alguns anos que nos dedicamos a reabilitar imóveis históricos que estavam degradados, dando-lhes uma nova utilização e uma nova vida. Com isso, queremos contribuir para manter a nossa história e valorizar o nosso patrimônio, porque o futuro do turismo e do país dependem disso, do que nos diferencia. Depois do Vila Galé Collection Palácio dos Arcos ou, mais recentemente, do Vila Galé Collection Braga, chegamos agora a Elvas, onde recuperamos o antigo Convento de São Paulo. É o primeiro projeto a abrir no âmbito do Revive, um programa ao qual aderimos desde o primeiro momento, precisamente devido à sua vertente de reabilitação de patrimônio”, explica o presidente do conselho de administração do grupo Vila Galé, Jorge Rebelo de Almeida.

“Com este novo hotel, pretendemos também ajudar a revitalizar Elvas, uma cidade que tem enorme potencial devido à sua história. Por outro lado, este é mais um passo na nossa ambição de puxar pelo interior do país, criando novos pólos de atração e destinos turísticos”, reforça.

O Vila Galé Collection Elvas – Historic Hotel, Conference & Spa é o 34º hotel da Vila Galé, que tem agora 25 unidades em Portugal e nove no Brasil.

O espaço possui 79 quartos: 14 suítes, das quais sete com mezzanine, dois quartos familiares e 63 quartos standard, além de dois restaurantes, bar, Piscina exterior, SPA, duas salas de reunião e um salão de eventos (Salão S. Paulo) com cerca de 400m2, que resulta da recuperação da antiga igreja do Convento de São Paulo.

No âmbito do programa Revive, o grupo está também desenvolvendo o Vila Galé Collection Alter Real, na Coudelaria de Alter do Chão, cuja abertura está prevista para 2020.

O projeto “Revive” é uma iniciativa conjunta dos Ministérios da Economia, da Cultura e das Finanças, que abre o patrimônio ao investimento privado para desenvolvimento de projetos turísticos. O Governo de Portugal quer transformar mais de trinta antigas construções em hotéis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *