Mundo Lusíada
O Grupo Folclórico da Casa dos Açores de São Paulo foi agraciado em Florianópolis, Santa Catarina, com o Troféu Açorianidade 2014, premiação que reconhece o trabalho de Instituições, personalidades e empresas em prol da Cultura de Base Açoriana.
A entrega do prêmio anual antecipa as festividades do “Açor” (festa da cultura Açoriana em Santa Catarina). Este ano, o 21º Açor acontecerá dias 22, 23 e 24/08 em Santo Antonio de Lisboa/Santa Catarina, onde o grupo de São Paulo se apresentará. Mas a entrega do Troféu aconteceu dia 08 de agosto no Salão Paroquial da Freguesia do Ribeirão da Ilha em Florianópolis.
“Não temos palavras para agradecer a todos, por esse reconhecimento pelo nosso trabalho que desenvolvemos há 32 anos na Casa dos Açores de São Paulo. Dedicamos a todos nossos componentes, as nossas ‘queridas senhoras’ do Departamento Social da CASP, amigos e nossa diretoria esse troféu tão especial” declarou o grupo.
A escolha dos profissionais, empresas e instituições que recebem os troféus são feitas pelo Conselho Deliberativo do Núcleo de Estudos Açorianos da Universidade Federal de SC. Este Conselho é formado por 56 representantes das Prefeituras Municipais do litoral catarinense, Universidades Regionais e Fundações Culturais que atuam no litoral catarinense, além de outros órgãos como o Consulado Honorário de Portugal. Os componentes do Conselho Deliberativo têm o direito de fazer as indicações e posteriormente participarem da eleição dos agraciados.
Todos os anos são entregues 10 troféus referentes a vários quesitos: Troféu Ilha de São Miguel homenageia a Instituição de Ensino Superior ou Cultural de SC; Troféu Ilha Terceira e Especial homenageia os Grupos Folclóricos; Troféu Ilha do Faial homenageia uma Administração Municipal; Troféu Ilha do Pico homenageia um Veículo de Comunicação; Troféu Ilha de São Jorge homenageia uma personalidade; Troféu Ilha Graciosa homenageia um pesquisador; Troféu Ilha das Flores homenageia um Artista Plástico; Troféu Ilha de Santa Maria homenageia uma Empresa/Patrocínio; Troféu Ilha do Corvo homenageia um Artesão, e Troféu Ilha de Santa Catarina homenageia uma Escola do Ensino Fundamental ou médio.
Os nomes destes troféus fazem menção as nove ilhas do Arquipélago Açoriano. O município sede da Festa Anual da Cultura Açoriana de Santa Catarina recebe o Troféu Açorianidade/AÇOR sem concorrer às indicações e votações. Esta foi uma forma que o Conselho Deliberativo do Núcleo de Estudos Açorianos encontrou de homenagear e agradecer a cidade sede da Festa.