Representantes do setor enfatizaram que, com o evento, o APL promoverá ação inédita no Brasil.
Da Redação
O Arranjo Produtivo Local (APL) de Panificação do Grande ABC, coordenado pela Prefeitura de São Bernardo do Campo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, decidiu organizar um workshop sobre o tema da norma regulamentadora NR12. Previsto para o dia 11 de abril, o evento será sediado em São Bernardo, em local ainda a ser definido.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Jefferson José da Conceição, a intenção é informar, orientar e sensibilizar os panificadores em relação à norma e à necessidade de troca adequada de equipamentos que não atendam às especificações. A NR estabelece série de medidas de manutenção e instalação das máquinas e objetiva evitar acidentes de trabalho na utilização de equipamentos.
Atualmente, o setor soma 64 mil panificadoras no Brasil, mais de 1.000 na região do ABC e aproximadamente 300 em São Bernardo. Os representantes do segmento enfatizaram que, com o workshop, o APL promoverá ação inédita no Brasil, uma vez que não tem uma perspectiva meramente fiscalizadora da aplicação da NR.
A intenção prioritária é apoiar as padarias e estabelecimentos afins a terem condições de se adequarem à norma por meio de linhas de crédito e orientações técnicas, entre outros. “Neste 1º workshop, convidaremos os integrantes do APL de Gastronomia de SBC, que inclui os hotéis, bares e restaurantes que também necessitam da adequação da NR”, completa Jefferson.
O APL de Panificação foi criado no final de 2012 para levantar problemas comuns às empresas da área, além de elaborar e executar políticas públicas e privadas que promovam e fomentem a atividade em nível regional. O grupo conta com entidades como o Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Grande ABC, Associação das Indústrias de Panificação e Confeitaria, Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, Associação Brasileira das Indústrias de Equipamentos, Ingredientes e Acessórios para Alimentos.
Também participam Sebrae e instituições financeiras. Outras entidades estão sendo convidadas a integrar o APL, e a Prefeitura irá convidar os demais secretários de Desenvolvimento Econômico da região para participar das reuniões.